RSB COMUNICAÇÃO | Encontro Continental de Rádios Salesianas

Imagem: Divulgação
A Congregação voltou a reunir salesianos e leigos que atuam em rádios na América. O encontro continental aconteceu em Brasília, nos recentes dias 17 a 20 de maio. Num esforço de reflexão e articulação de variadas experiências salesianas no meio rádio (AM ou FM, Educativas ou Comunitárias, Webrádios), reuniram-se representantes de seis países: Bolívia, Peru, Santo Domingo, Argentina, Chile e Brasil. O grupo somou 18 representantes, presididos pelo Pe. Filiberto Gonzalez, conselheiro geral da comunicação social.

O local do encontro foi o Centro de Convenções Israel Pinheiro, no Lago Sul da capital Federal. A RSB (Rede Salesiana Brasil) ofereceu ao evento um apoio decisivo, seja no custeio de boa parte das despesas, seja na coordenação do evento, através do Pe. João Carlos Ribeiro, da direção executiva da RSB Comunicação.

O encontro partiu do relato e da reflexão sobre a caminhada das diversas emissoras representadas. Seguiu-se um momento de aprofundamento duplo: o aprofundamento da contribuição do serviço salesiano no rádio dentro do Projeto Orgânico Inspetorial e a atenção às tendências atuais do meio rádio na sociedade. Num terceiro momento, os participantes, individualmente, por língua ou no plenário, concentraram esforços na sistematização de convicções nessa área da missão salesiana e na definição de compromissos de atuação e colaboração mútua.

Além da condução e reflexão autorizada do conselheiro geral, uma contribuição especial veio de profissionais que participaram de uma Mesa Redonda: jornalista e radialista Hiury Wdson e a jornalista e diretora Daniela Madeira, ambos da Agência Rádio Web e Basilia Rodrigues,  jornalista repórter da Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias). Os participantes também tiveram oportunidade de visitar a RSB (Rede Salesiana Brasil), a Edebê (Editora Dom Bosco) e a Rádio Nova Aliança, emissora da Arquidiocese de Brasília.

O rádio não é simplesmente um meio, escreveram os participantes em suas conclusões, mas uma verdadeira Obra Salesiana, ao lado das escolas, paróquias, centros de formação profissional, faculdades, centros-juvenis, etc. Assim, parte sempre do princípio da comunidade educativa-pastoral e do seu projeto educativo e evangelizador. Em atenção às possibilidades de seu serviço missionário salesiano, é fundamental a atenção aos critérios de credibilidade, profissionalidade, qualidade, unidade e  criatividade.

No Brasil, as rádios se concentram, de maneira especial, na Inspetoria do Nordeste (duas FM Educativas e duas FM Comunitárias). A Inspetoria de Campo Grande possui uma emissora FM Educativa integrada à Universidade Católica Dom Bosco.
O próximo encontro, daqui a dois anos, ficou sugerido para Córdoba, Argentina.

Por Pe. João Carlos Ribeiro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0