PASTORAL JUVENIL: Visitas, formações e encontros marcam os processos de acompanhamento e animação pastoral

Visita de Animação ao Centro Educacional Dom Bosco de Natal Gramoré

Imagem: Divulgação
O Centro Educacional Dom Bosco, de Natal Gramoré vivenciou, no dia 26 de abril, a Visita de Animação Pastoral. Foi um momento importante na vida da Casa Salesiana de Gramoré. Escutar, acompanhar e caminhar, seguindo as orientações pastorais da nossa Inspetoria, têm sido compromisso de todas as nossas presenças.

A Equipe Inspetorial de Pastoral Juvenil teve oportunidade de se encontrar com a Equipe de Pastoral e Pedagógica do Oratório e dos Cursos Profissionalizantes, que vem desenvolvendo um belíssimo trabalho junto às crianças, adolescentes e jovens.

Agradecemos aos Salesianos e Leigos pelo empenho e compromisso em tornar o Centro Educacional Dom Bosco um Oratório vivo de presença salesiana. 


Momento de Formação com o Conselho da AJS de Natal Gramoré

Imagem: Divulgação
No dia 25 de abril, O Conselho Local da AJS de Natal Gramoré reuniu-se para um momento formativo sobre a Espiritualidade Juvenil Salesiana, contando com a presença do P. Eudes, sdb – Delegado para Pastoral Juvenil da Inspetoria. A temática foi desenvolvida a partir do Livro: Princípios Norteadores da AJS. Os coordenadores dos grupos partilharam a experiência de como estão vivendo a Espiritualidade Juvenil a partir do carisma Salesiano.


Visita de Animação aos Colégios Salesianos de Natal São José e Dom Bosco Parnamirim


Imagem: Divulgação
À tarde, no dia 26 de maio, foi reservada, nas Comunidades Educativas Pastorais dos Colégios São José, em Natal, e Dom Bosco, Parnamirim, para realização da Visita de Animação Pastoral. O primeiro momento aconteceu com a presença da coordenação das Equipes Pastorais dos Colégios, membros da Equipe Pedagógica, Salesianos e P. Eudes, Delegado da Pastoral Juvenil, para um momento de formação e reflexão a partir do Quadro Referencial da Pastoral Juvenil - no item que fala sobre O Coração Oratoriano. Foi realizada uma partilha dos processos pastorais e pedagógicos que as unidades educativas estão realizando. Em seguida, os coordenadores de Pastoral junto com os Salesianos, P. Marcelo e Ir. Nivaldo, apresentaram o plano de ação de cada Colégio e a caminhada que estão realizando como presença salesiana em Natal e Parnamirim.


Visita de Animação ao Conselho Local da AJS de Areia Branca



Imagem: Divulgação
No dia 01 de maio, o Conselho Local da AJS de Areia Branca recebeu a visita da Comissão Inspetorial com o intuito de animar e acompanhar os grupos que estão articulados. Após o momento oracional, os jovens partilharam os pontos de crescimento e desafios da caminhada que estão realizando durante esse ano. O P. Eudes fez memória da retomada dos trabalhos desenvolvidos como Articulação da Juventude Salesiana nos últimos seis anos. Foi entregue aos coordenadores dos grupos o livro Princípios Norteadores da AJS, como também O Itinerário de Educação à Fé para os Adolescentes, com o objetivo de ajudar o conselho local e grupos articulados na formação dos mesmos. Ainda, o P. Eudes pediu atenção à dimensão vocacional nos trabalhos juntos aos jovens, uma sistematicidade das reuniões do Conselho Local e a prestação de contas aos grupos das campanhas e outras iniciativas financeiras. A Articulação da Juventude de Areia Branca é formada por cinco (05) grupos.

Por Padre Eudes Barreto, SDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0