SALESIANOS DE DOM BOSCO | Brasil salesiano ganha 12 novos diáconos

Imagem: Divulgação
Na manhã de sábado, 3 de fevereiro, na Igreja São João Bosco do Alto da Lapa, em São Paulo, capital, foram ordenados diáconos 12 salesianos provenientes das inspetorias salesianas do Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus e Recife.

A celebração foi presidida por Dom Eduardo Pinheiro, SDB, bispo de Jaboticabal, e concelebrada pelo Conselheiro Regional para a Região Cone Sul e presidente da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CISBRASIL), Pe. Natale Vitali; pelos inspetores de São Paulo, Pe. Justo Ernesto Piccinini; de Belo Horizonte, Pe. Orestes Carlinhos Fistarol; do Nordeste, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti; de Manaus, Pe. Francisco Alves de Lima; e o vice-inspetor de Campo Grande, Pe. Elias Roberto e muitos sacerdotes salesianos que, junto a familiares e à família salesiana como um todo, testemunharam e prestigiaram este momento tão especial para a Igreja e para a Congregação Salesiana.

Sob o lema “Dei-vos o exemplo” (Jo 13,15), pela prece e imposição das mãos do Bispo, receberam o sacramento da Ordem os jovens: Alcy Mauricio da Silva Júnior, Emerson Medeiros da Silva, Eraclides Reis Pimenta, Luiz Paulo Feliciano de Oliveira e Ronaldo Luís de Souza Pereira, de São Paulo; Denis Dutra Marques, de Belo Horizonte; Welinton Francisco da Costa, de Campo Grande; José Tran Thai Hoang, de Manaus; Carlos Alberto Leite Santos, Francisco Ataíde dos Santos, Maurício Carlos Rodrigues de Lima e Renato Jorge de Morais, de Recife.

Em uma rica homilia, o bispo Dom Eduardo relacionou o diaconato ao amor de Jesus e falou sobre o seu serviço, afirmando “…É a ordenação diaconal, podemos dizer, como uma tatuagem feita no coração e na testa de vocês, onde se poderia ler pelos outros todos os dias a seguinte frase ‘Existo para servir’”. E complementou “É, sim, antes de tudo, a exemplo de Jesus, doação permanente, gratuita, abundante, criativa, repleta de iniciativas, fruto de um coração que não consegue deixar de amar efetivamente, de modo especial os mais carentes de vida plena, os mais atingidos pelos pecados nossos individuais, sociais, estruturais… Permanecei no meu amor, disse Jesus. Permanecei no meu amor para você poder entender a medida, a maneira, a intensidade, a força, a beleza, a dinâmica do verdadeiro amor”.

Ao final da celebração, o inspetor de São Paulo, Pe. Justo Ernesto Piccinini, falou em nome dos inspetores expressando gratidão aos novos diáconos pela perseverança, às suas famílias por oferecerem seus filhos à Igreja e à Congregação Salesiana, a Dom Eduardo Pinheiro, aos formadores, com uma lembrança especial ao Pe. Assis Moser, que acompanhou os novos diáconos durante três anos da formação teológica. Agradeceu ao Pe. Natale Vitali, aos inspetores, com ênfase para o Pe. Francisco Alves de Lima, o Pe. Chicão, que finaliza seu inspetorado na Inspetoria São Domingos Sávio, de Manaus. Dirigindo-se a toda a Família Salesiana, lembrou as palavras do Reitor-Mor: “Dom Bosco e o seu carisma não são o patrimônio apenas da família salesiana, mas de toda a humanidade”. E finalizando, dirigiu-se aos diáconos com as lindas palavras: “Meus queridos diáconos, queria dizer para vocês o seguinte: perseverar é preciso, servir é norma tida e fazer sempre o bem é condição para ter um coração sempre feliz. Deus os abençoe”.

Antes da benção final, o Diácono Ronaldo Luiz Pereira agradeceu emocionado em nome dos diáconos:

“Agradecemos à Trindade Santa, Deus Pai, Filho e Espírito Santo por nossas vidas e pelo chamado ao serviço do Reino, obrigado Senhor. Agradecemos aos nossos pais que nos conceberam, nos criaram, nos educaram e nos mostraram o caminho da vida. Agradecemos nossos familiares pela compreensão, ajuda e carinho que sempre demonstram para conosco. A vocês, nossa eterna gratidão pelos ensinamentos, queridos pais, aqui na terra e lá no céu, muito obrigado. Agradecemos à Congregação Salesiana pela ajuda e edificação do caminho da santidade sonhado por Dom Bosco, à comunidade formativa da Lapa, nossa gratidão por suas preocupações e recomendações, agradecemos todo o cuidado que têm para conosco. Ao agradecermos a comunidade da Lapa, também fazemos menção especial à Paróquia São João Bosco e todos empenhados nos vários ministérios da nossa celebração, ao grupo musical de São José dos Campos Fonte de vida, nossa amizade e prece pela especial contribuição. Agradecemos a todas as inspetorias, em especial à Inspetoria de São Paulo. Queremos também agradecer ao Pe. Edson (Donizetti Castilho), que foi nosso inspetor até o ano passado, e ao Pe. Piccinini pela acolhida e fraternidade vivenciadas nos anos de estudos da Teologia. E agradecemos, também, a presença de Don Natale que faz as vezes do Reitor-Mor aqui na sua presença, muito obrigado. Agradecemos aos formadores de todas as fases que vivenciamos, em particular o Pe. Assis Moser, nosso formador por três anos, um Dom Bosco entre nós sendo presente e disponível. Agradecemos a Dom Eduardo Pinheiro, bispo da Diocese de Jaboticabal, pelo carinho, agradecemos suas palavras e queremos colocá-las em prática, Dom Eduardo muito obrigado. Acolhemos o Pe. Mauricio (Miranda), que na próxima quarta-feira toma posse aqui nessa paróquia como nosso novo diretor, desejamos que o Senhor abençoe sua vida e ilumine seus passos para ajudar no empenho para o Reino de Deus como salesianos. Como o senhor disse ontem na mensagem de Boa Noite ‘devemos nos esforçar a fim de sermos servos da Palavra, servos do altar, servos da caridade’. Aqui vale lembrar também nossa gratidão ao UNISAL, ao Instituto Teológico Pio XI, aos colaboradores em geral e professores, muito obrigado. Agradecemos também às Filhas de Maria Auxiliadora, à Família Salesiana, aos Salesianos Cooperadores, a presença de vocês fez com que nossa festa ficasse mais bela. Agradecemos a Dom Bosco por ter escutado o chamado e ter imitado o exemplo de Cristo. A sua forma, o seu jeito de cativar os jovens nos cativou e buscamos seguir Cristo do seu jeito. Agradecemos também à nossa querida mãe Maria Auxiliadora pela intercessão, amparo e carinho para conosco, muito obrigado querida Mãe. Enfim, gostaríamos de agradecer a presença de todos os amigos e todos aqueles que se disponibilizaram a participar dessa ocasião especial, nosso muito obrigado.”

Que eles contem sempre com a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e as bênçãos de Deus para que sejam, cada vez mais, luz na vida da juventude e da família salesiana.

Anderson Bueno – Del. Comunicação Social / Fotos: Inês Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0