RECIFE-CASA INSPETORIAL | Uma segunda-feira de festa na sede inspetorial



Imagem: Paulo Thiago
Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, a comunidade do Centro Inspetorial festejou, com alegria e gratidão, o aniversário do padre inspetor.


Um ótimo oratoriano


O pai dele é Santo. E a mãe, ainda mais santa, já está com Deus. Filho de Santo Augusto e Natalina, Nivaldo Luiz Pessinatti nasceu em 16 de fevereiro de 1951. Entrou na vida salesiana pelo Oratório, na cidade paulista de Araras. Quando foi para o aspirantado, com 11 anos, em 1962, levou a recomendação por escrito do diretor do Oratório, Pe. Osvaldo de Andrade:  “Ele tem sido um ótimo oratoriano”.


Esmerada formação salesiana


Sua formação salesiana foi em Lavrinhas (aspirantado), Pindamonhangaba (noviciado), Lorena (pós-noviciado) e Lapa (teologia). Além dos cursos de Filosofia e Teologia, tem mais outros dois cursos universitários:  Pedagogia e Ciências Físicas e Biológicas.  Depois de sua ordenação presbiteral, em 1977, fez Mestrado em Filosofia na UPS (Universidade Pontíficia Salesiana de Roma). E não parou por aí.


Um lado pouco divulgado


Digno de nota é a sua qualificação e o seu compromisso com a comunicação social. É doutor em comunicação. Publicou pela Vozes o livro “Políticas de Comunicação da Igreja Católica no Brasil”, resultado de sua tese de doutorado em Teoria da Comunicação, defendida na Universidade Metodista de São Paulo. Por falar em escritos, também publicou “A escola do novo milênio” (Ed. Salesiana) e muitos artigos de fundo educacional em grandes veículos, além da coordenação de várias publicações em que participou também como autor.


Liderança e inovação


Sempre na dianteira, em matéria de liderança e inovação, foi diretor do Colégio São Joaquim e Centro Universitário Salesiano de Lorena, do Liceu Sagrado Coração de São Paulo e esteve em muitas outras funções em sua inspetoria de origem.  No ano 2000, assumiu as funções de Inspetor da Inspetoria de São Paulo. E de lá, assumiu em Brasília a secretaria executiva da CISBRASIL (Conferência dos Inspetores). De sua liderança e sob sua articulação, nasceu a Rede Salesiana de Escolas, como primeira experiência de trabalho articulado de Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora na terra de Santa Cruz.  A semente germinou com gosto e, anos depois, veio à luz a RSB, a Rede Salesiana Brasil, que une as forças da atividade missionária das duas Congregações de Dom Bosco no país, atuando em escolas, universidades, comunicação, ação social, pastoral juvenil. Os 10 anos de Brasília foram 10 anos de forte crescimento da articulação do trabalho salesiano no Brasil.


De mala e cuia no Nordeste


Em 2016, assumiu as funções de Inspetor em nossa Inspetoria do Nordeste. Veio de mala e cuia, de corpo e alma. “Quais são os seus planos pessoais?”, perguntou o Reitor Mor aos inspetores novos em Roma. A resposta de Pessinatti surpreendeu: “meu único projeto é a Inspetoria de Recife”. A ela, se dedica dia e noite, viajando, visitando, conversando, escutando, articulando o projeto inspetorial, em fidelidade às linhas traçadas pela Congregação ao cabo da visita extraordinária que precedeu sua nomeação.  No nordeste salesiano, continua vivendo a receita que sua mãe, Dona Natalina, deixou como herança à sua prole, receita para ser feliz: “Aceitar generosamente, entregar gentilmente, confiar piamente, agradecer diariamente”.


Lavrinhas tinha razão


É peixe grande”, exclamou um salesiano, ao ser informado da nomeação do novo inspetor.  De fato, o homem, além de destacadas tarefas na Congregação,  esteve também no Conselho Econômico da CNBB, no Conselho Superior da ANEC, na articulação continental das Escolas Salesianas, entre outros. Foi diretor do Boletim Salesiano por longos anos e Diretor da União Pela Vida. Peixe grande! Mas, sempre humilde, cordial, servidor. Continua o dinâmico jovem assistente de Lavrinhas, do qual, em 1971, os formadores escreveram: “Graças a Deus, é de temperamento humilde, não guarda ressentimento e pode-se falar com ele sobre qualquer observação”.


Por Pe. João Carlos Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0