NOSSO MISSIONÁRIO ESTÁ DE VOLTA DA BULGÁRIA PARA ENFRENTAR A TEOLOGIA

Imagem: Divulgação
José Wilker é um jovem salesiano, alagoano, na Congregação de Dom Bosco desde 2010. Está voltando de uma experiência missionária de dois anos, na Europa. Desde que iniciou sua caminhada na vida salesiana, tinha no coração a vocação missionária. Em Arapiraca, onde residia com a família, sempre admirou  o exemplo de padres estrangeiros que serviam em sua paróquia. Depois da experiência de um ano de aspirantado em Natal, fez o pré-noviciado em Jaboatão. O noviciado foi realizado em Curitiba. Em Recife, na UNICAP, cursou a faculdade de filosofia. Nessa altura, após entendimentos com a Congregação, apresentou-se para o trabalho missionário em lugares de maior  necessidade.

Na sua formação missionária, passou seis meses na Itália, aprendendo a língua italiana e servindo numa Obra Salesiana que acompanha peregrinos em visitação às Catacumbas, local de culto dos primeiros cristãos em Roma. Nesta altura, participou do Curso de preparação da Expedição Missionária de 2016, que reúne salesianos de várias nacionalidades em partida para terras de missão. Enquanto aguardava a documentação necessária para entrar na Bulgária (país para o qual foi destinado pelos  superiores), estudou inglês na Irlanda. Finalmente, partiu para a Bulgária em junho deste ano.

A Bulgária é um país do leste europeu, um dos mais antigos da região, com muitos sítios arqueológicos e de uma cultura muito rica. O povo é muito acolhedor. Todo o país tem sete milhões  e quinhentos mil habitantes. A religião predominante é a Ortodoxa. Os católicos são menos de 1% da população. Os salesianos trabalham lá em duas Casas de Missão, com duas paróquias e um centro juvenil. Chegando, Wilker começou o estudo da língua búlgara , já atuando no centro juvenil e nas paróquias. Nesse período, também deu aulas de inglês a adolescentes da Obra.

Vividos os dois anos de tirocínio, que regularmente os salesianos cumprem após os estudos do pós-noviciado, Wilker considerou com os superiores ser mais benéfico cursar teologia no Brasil, reintegrando-se à sua Inspetoria de origem, a do Recife.  De volta a Recife,  onde chegou neste 5 de dezembro, Wilker nos conta da riqueza que foi essa experiência missionária para sua vida salesiana e está muito agradecido aos superiores que o acompanharam nessa bela aventura missionária.

Pe. João Carlos Ribeiro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0