NATAL | Deficiência visual é tema de projeto da Sala Multifuncional com alunos do ensino médio

Imagem: Divulgação
A Sala Multifuncional do Salesiano Dom Bosco promoveu um momento muito especial para alunos da 1ª série do ensino médio. Envolvidos pelo projeto “Temos um amigo especial”, os educandos receberam representantes do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN para uma palestra.

O objetivo do projeto é conscientizar os alunos para o fato de que todas as pessoas são diferentes e especiais e que cada sujeito deve ser respeitado em sua singularidade. “Compreender as limitações e necessidades do outro são essenciais para o crescimento como ser humano. Nossa proposta é apresentar aos educandos pessoas que superam seus limites a fim de estimulá-los a acreditar mais em si mesmos e potencializar suas capacidades”, explica Rosângela Tajra, psicopedagoga responsável pela sala multifuncional.

Os alunos do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos falaram um pouco sobre suas rotinas diárias bem como detalhes particulares da vida de cada um, apresentando assim, verdadeiras lições de superação, crescimento, realização de sonhos e força de vontade. Para encerrar, colocaram todos os presentes para cantar acompanhados ao som de um saxofone.

Os educandos do Salesiano consideraram a proposta muito positiva e se mostraram incentivados a visitar o Instituto para conhecer melhor a realidade dos jovens do local.

Dinâmica

Durante a palestra, alguns educandos e um educador foram convidados a usar máscara de olhos e andar com bengalas para ter ideia do dia a dia de um deficiente visual. A experiência foi descrita como “desesperadora” pelos participantes que foram privados de um sentido tão especial.

Por Cileide Siqueira, Coordenadora de Comunicação Salesiano Natal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0