Matriz de Camaragibe | Comunidade Salesiana comemora os 24 Anos do Centro Juvenil

Imagem: Divulgação

Na quarta-feira, 15 de novembro, a comunidade salesiana de Matriz de Camaragibe, AL, está em festa pelos 24 anos da inauguração do Centro Juvenil Dom Bosco.


A data festiva também marcará a reinauguração do espaço físico, que nos últimos meses, vem passando por grandes reformas sob a orientação do pároco Pe. Gilberto Silva, SDB.

Quadras esportivas foram restauradas, realocação da pista de corrida e dos campos society, pinturas internas e externas, compra e restauro de jogos parados (ping pong, totó, sinuca, etc), implantação de postes e refletores nos campos e quadras externas. Tudo adquirido com o apoio da Rede Salesiana Brasil,  prefeitura de Matriz de Camaragibe, Governo do Estado de Alagoas, Secretaria de Esportes e outros benfeitores. 

A celebração eucarística aconteceu na manhã do dia 15 de novembro, às 07:30h, como o início das comemorações festivas, presidida pelos padres Gilberto e Emerson, contando com a presença do Irmão Toni Cibin e a participação ativa de toda a comunidade, animação do Coral Bom Jesus – que também comemora 24 anos de existência.

Após a celebração eucarística, foram abertos os jogos esportivos nas quadras e nos espaços comuns; para finalizar, foi realizada uma feijoada promovida pelo grupo conhecido como “Mamães Margaridas”, voluntárias que auxiliam diariamente o Centro Juvenil. 

Nesses 24 anos de funcionamento, o Centro Juvenil Dom Bosco tem sido referência no trato com as crianças e os jovens de Matriz.

História

Obra Social Salesiana – Espaço Juvenil, em Matriz do Camaragibe.

Em 1993, há 24 anos, nascia em Matriz de Camaragibe, um espaço educativo, lugar de oração, encontros juvenis, ambiente de experiências de humanidade e fé; de lazer e responsabilidade; de crescimento pessoal e comunitário. Neste local, era fundado pelos Salesianos, O Centro Juvenil Dom Bosco.

Os Salesianos chegaram a Matriz de Camaragibe em 1983. Frente a inúmeros desafios, como pobreza, violência, falta de oportunidades profissionais e de lazer esportivo, os Salesianos de Dom Bosco não cruzaram os braços. Organizaram-se na realização de um bonito trabalho evangelizador e socioeducativo. A par das muitas necessidades do povo, surgiu a ideia da criação de um Centro Juvenil. Unindo forças e buscando recursos fora do país, a comunidade salesiana de Matriz concretizou este grande projeto, sob a orientação de Dom Valério Breda, SDB (atual Bispo da Diocese de Penedo), na época, pároco da cidade.

O Centro Juvenil, hoje, apresenta-se aos jovens como uma comunidade ampla e aberta, com capacidade também de comunhão profunda que oferece a possibilidade de viver e realizar experiências e atividades específicas. É lugar de encontro. Seu propósito é de estabelecer um diálogo constante e contemporâneo com uma massa juvenil e com os grupos engajados. Tanto a massa, quanto os grupos, são elementos caracterizados e constitutivos da essência das obras salesianas. É aberto a todos. A abertura a todos inclui a indicação clara de que se trata de entrar num ambiente de crescimento, que exige comportamento adequado, respeito aos outros e escuta da solicitação a uma vida engajada. Propõe atividades e cria serviços. Sobretudo, oferece possibilidades a grupos diversos com interesses vários e objetivos próprios.

O Centro Juvenil, como casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para os jovens se encontrarem como amigos e viverem na santa alegria ensinada por Dom Bosco, preza pelo sentido de pertença - onde todos são corresponsáveis pelo seu crescimento e preservação através do voluntariado, cooperação, doações e participações diversas. O maior tesouro é o Oratório Dom Bosco, onde todas as tardes, ao modo de Dom Bosco, crianças, adolescentes e jovens brincam, rezam, criam, partilham e se divertem em sintonia com Deus.

O centro juvenil se oferece, portanto, como ambiente total, enquanto permite experiências unitárias.

Por Pascom –Matriz de Camaragibe, Alagoas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0