JABOATÃO | Encontro Nacional de Salesianos Irmãos

Imagem: Divulgação
Durante os dias 01 a 05 de novembro, estiveram reunidos em Jaboatão dos Guararapes, PE, 31 salesianos irmãos representando as seis inspetorias dos salesianos do Brasil. 

O encontro se iniciou na noite do dia primeiro, com a Santa Eucaristia presidida pelo salesiano padre João Carlos, que partindo do Evangelho do dia (Lucas 13,22-30), convidou os presentes a perceberem as portas largas que podem estar presentes na vida de cada um, tais como as comodidades e a tentação do clericalismo. 

No segundo dia, 02 de novembro, a Eucaristia foi presidida pelo salesiano padre Herison Leandro, durante a qual cada salesiano teve a oportunidade de fazer memória dos salesianos falecidos de suas respectivas inspetorias. Durante toda a manhã, os salesianos irmãos, assessorados pelo frade capuchinho Thiago, refletiram sobre a vida religiosa consagrada, os desafios que a vocação do religioso irmão enfrenta na Igreja e em suas próprias ordens e congregações. No final da manhã, foi visto um vídeo de saudação do Reitor Mor aos participantes do encontro. Os irmãos aplaudiram as palavras dele, especialmente quando lhes disse que o seu testemunho, a alegria de serem salesianos leigos, é a maior pastoral vocacional. Gostaram também de ouvi-lo dizer que a vocação do salesiano leigo não está em crise. Na tarde deste mesmo dia, os presentes puderam desfrutar de um delicioso passeio pelo Recife antigo, seguido de um passeio de catamarã pelas águas do rio Capibaribe. 

No dia seguinte, 03 de novembro,  a Eucaristia foi presidida pelo salesiano padre Nivaldo Pessinatti, inspetor do Nordeste e contou com a participação de 12 jovens vocacionados da Inspetoria local. Durante a manhã, o frei Thiago deu continuidade ao trabalho através de dinâmicas e reflexões pertinentes referentes ao ser religioso irmão na Igreja e a vocação do salesiano irmão, onde como gesto concreto foi uma carta a ser enviada ao Reitor-Mor  sobre como dar uma maior visibilidade à vocação do salesiano irmão na Congregação. À noite, os presentes conheceram o Parque dona Lindu, um dos cartões postais do Recife e a praia de Boa Viagem e sua bela e movimentada orla. 

Durante todo o dia 04, os salesianos irmãos se confraternizaram na bela Porto de Galinhas, um dos destinos turísticos mais conhecidos e visitados de Pernambuco. Por fim, no dia 05, os salesianos retornaram às suas Inspetorias de origem.

Por Ir. Yuri Kiuski Rocha Silva, sdb 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0