MATRIZ DE CAMARAGIBE, AL | SALESIANA COOPERADORA LANÇA LIVRO NA BIENAL EM MACEIÓ

Imagem: Divulgação
Sindicalismo e prática pedagógica no norte alagoano

Sindicalismo e prática pedagógica no norte alagoano – é o título do livro que a professora Ana Lúcia Gomes de Barros, Mestra em Educação, Cooperadora Salesiana, lança nesta terça, 03 de outubro, na Bienal do Livro, em Maceió, AL.

O livro resulta da pesquisa que a professora Ana Gomes apresentou em defesa do seu Mestrado em Ciências da Educação, em Universidade de Assunção, Paraguai, onde também está cursando o Doutorado.

A publicação analisa a contribuição do Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Alagoas na prática pedagógica dos educadores do norte de Alagoas, região que compreende 11 municípios em torno da cidade de Matriz de Camaragibe.

Ana Gomes ficou à frente do Sindicato por dois mandatos e conhece bem a história de mudanças na educação, em sua região. Hoje, 90% dos professores possuem nível superior, resultado de muita luta da categoria em favor da qualidade da educação pública e da valorização do profissional da educação, particularmente pela implantação ‘a duras penas’ (no dizer da Mestra Ana Gomes) do plano de cargos e carreiras.

Ana Gomes integra o Centro de Cooperadores São Domingos Sávio, sediado em Matriz de Camaragibe, AL, desde o primeiro grupo que ingressou na formação, nos tempos do pároco salesiano Pe. Valério Breda, hoje bispo de Penedo. Com o seu formador, aprendeu o que continua sendo o seu mote: ser Cooperadora 24 horas por dia. “Por onde eu ando e em tudo o que eu faço, sou Salesiana Cooperadora”, confessa a educadora. Quando teve dificuldades em conciliar seu empenho de catequista paroquial com seus afazeres de sindicalista, o Pe. Diego Vanzetta, então diretor da Obra, lhe fez ver que o seu compromisso salesiano continuava numa nova plataforma.

O livro já tem outros lançamentos previstos: na Academia Maceioense de Letras e em Matriz de Camaragibe, onde reside com sua família. Em Matriz, a apresentação do livro será no próximo dia 11 de outubro, com a presença de autoridades civis e religiosas, professores e interessados no tema da educação.

Contatos: Ana Lucia Gomes de Barros - @anagomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0