BRASÍLIA | XV ENARSE: Quinze anos de trabalho em Rede

Imagem: Divulgação
O XV Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE)  aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, integrado ao VIII  Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL), em Brasília-DF. Cerca de 400 pessoas estiveram reunidas, entre diretores da RSB, diretores das escolas salesianas, ecônomos, gestores e animadores de polo.
Esta edição celebrou os 15 anos da RSB-Escolas, com objetivo de rever conquistas e apontar perspectivas. Os trabalhos foram norteados pelo tema “Gestão educacional empreendedora e profissional: visão do cenário educacional brasileiro e compromisso com o carisma salesiano”.

PRIMEIRO DIA

Após a solenidade de abertura, a Irmã Adair e o Padre Adão, diretores executivos da RSB Escolas apresentaram aos educadores as Diretrizes Pedagógicas Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas.

O Pe Edson Donizetti Castilho, diretor-presidente da Rede Salesiana Brasil, apresentou a conferência magistral com o tema “15 anos da Rede Salesiana Brasil de Escolas: conquistas e perspectivas”.

Edevaldo Gaudêncio, coordenador de Inovação e Produtos Digitais, da Editora Edebê, apresentou a Edebê Educação.

O dia foi concluído com mesas redondas sobre temas pertinentes às reformas da educação: BNCC, Reforma do Ensino Médio, mudanças do ENEM e cenário atual para as escolas católicas. 

SEGUNDO DIA

O segundo dia teve início com os Grupos de Trabalho – Projetos e Inovações, apresentação da proposta do Google For Education e Nuvem Mestra e painéis formativos sobre gestão educacional e empreendedora para diretores e ecônomos.

Também foram apresentadas as orientações e síntese do IV Escola Salesiana América (ESA), realizado na Colômbia em maio.

A programação desse dia se encerrou com Missa no Santuário Dom Bosco, visita à cripta onde está a Urna de Dom Bosco e jantar festivo, com show do Pe. João Carlos Ribeiro, em seguida.

TERCEIRO DIA

No terceiro dia de ENARSE e ENEL após a Missa, os diretores-executivos da RSB-Comunicação, Ir. Márcia Kofferman e Pe. João Carlos Ribeiro, apresentaram o tema “Gestão da Comunicação na Escola Salesiana”. 
A segunda palestra, de Aline Pinto, autora da nova coleção para a educação infantil, "Girolhar", apresentou o projeto da Rede para o segmento, que tem como proposta modernizar e dinamizar as vivências da educação infantil.
Na sequência, os autores Ricardo Mamone e Miguel Perez falaram sobre o Material Revisional da RSB, que está em produção para ser um subsídio que acompanha o Material Didático da Editora Edebê para o 3º ano do ensino médio, com foco nas habilidades e competências para o ENEM.


Fonte: Assessoria de Imprensa da RSB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0