EM CARPINA, COLÉGIO SALESIANO REALIZA 1º FESTIVAL CULTURAL

Imagem: Amilton Fontes (Coordenador de Comunicação).
Sucesso! Emoção! Vibração! Alegria... Essas são algumas das palavras que estão na boca do povo carpinense, bem como dos alunos, pais, professores e todos os que estiveram conosco nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, lotando o teatro de nossa escola para o I Festival Cultural do Colégio.

Celebrando os 60 anos da presença salesiana em Carpina, o público pôde viajar no tempo e relembrar cada década com seus acontecimentos marcantes para a cidade e para a história do Brasil na arte, na música, nas novidades tecnológicas e na realização de grandes sonhos. Foram lembrados, na ocasião, através de uma narrativa lúdica e dinâmica, fatos que marcaram época - desde a educação infantil, que trouxe a espiritualidade salesiana com uma história feita de sonhos e passearam, cheios de graça e inocência, pela vida de Dom Bosco. Logo, a apresentação das pequenas estrelas resumiu-se na expressão: "Querer ficar com Dom Bosco, querer ser como Dom Bosco".

O Infantil I, com o tema: "Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora"; o Infantil II com "Domingos Sávio e Laura Vicuña" e o Infantil III com o tema "Educação é Coisa do Coração" mergulharam na década de 60 com a chegada do homem à lua e o primeiro transplante de coração. Fatos estes que marcaram a vida de muitos dos adultos presentes. Seguindo essa linha da memória, o Fundamental I trouxe a importância do esporte nas casas salesianas; o início de uma década onde a tecnologia e a ciência avançaram e mantiveram a família salesiana conectada com o mundo. Não menos importante, foi lembrado que, na década de 90, conquistas e perdas escreveram uma página importante na vida dos jovens. Por exemplo, Ayrton Senna e a explosão dos desenhos animados.

O passeio pela história do festival não parou por aí. Os alunos do 4º ao 9º ano abordaram de maneira lúdica, com belas interpretações, temas como "Carpina: Terra do Mamulengo", a arte de educar através dos ritmos, edificando valores e o som do coração - lembrando com bastante ênfase uma frase de Dom Bosco: "Uma casa salesiana sem música é como um corpo sem alma". Foram trabalhados os valores e a inclusão social, trazendo à tona uma das campanhas da Rede Salesiana Brasil: "Valorizando o Ser Humano", onde os alunos colocaram os valores e os bons costumes como prática pedagógica no dia-a-dia. E fechando com chave de ouro, os alunos do Ensino Médio, com toda graça e jovialidade, com Dom Bosco interpretado pelo aspirante Alcides, montaram uma estratégia para colocar a missão de Dom Bosco em prática: Formar bons cristãos e honestos cidadãos. E com gostinho de quero mais, todos foram ao pórtico para uma última apresentação em formato flash mob, onde pais, alunos e todos os envolvidos dançaram juntos para festejar o sucesso do evento. Ano que vem tem mais!

Por Suelma Santos - Coordenadora de Pastoral, Salesiano Carpina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0