CULTORES DA HISTÓRIA SALESIANA, EM BRASÍLIA

Imagem: Divulgação
 Pe. Antenor e Pe. Pessinatti participam do Encontro ACSSA

Nos dias 04 a 06 do corrente mês, houve em Brasília a reunião anual do grupo ACSSA-BRASIL (Associação de Cultores da História Salesiana). Ao todo, o encontro contou com dezesseis participantes, entre SDB (Salesianos de Dom Bosco) e FMA (Filhas de Maria Auxiliadora).

A ACSSA tem como Inspetores referentes o P. Luís Pessinatti e a Irmã Lúcia Barreto, que estiveram presentes no encontro. A participação dos dois superiores salesianos na entidade, ligada ao Instituto Histórico Salesiano, diz da importância que a Congregação dá à ACSSA, que, embora recente, já existe em diversos países.  Seus membros apresentam diversas obras e/ou artigos escritos sobre a história de suas Inspetorias.

Os dias do encontro foram recheados de conferências, como a do P. Pedro Borges (Atitudes do Historiador); P. Afonso de Castro (sobre suas pesquisas a respeito da Inspetoria de Campo Grande); a da professora Núbia Ferreira, que apresentou sua tese de doutorado: O Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte e o Projeto Educacional do Padre Cícero.Irmã Célia desenvolveu um histórico sobre a Inspetoria FMA do Norte.

A par destas exposições mais longas, cada membro da ACSSA dispôs de vinte minutos para uma exposição sobre um dos personagens mais significativos de sua Inspetoria. Um dos autores falou, sucintamente, a respeito da vida e a obra do P. Carlos Leôncio da Silva, SDB. Por solicitação do grupo, o P. Antenor está preparando um trabalho mais substancioso sobre este grande pedagogo brasileiro.

Por P. Antenor de Andrade Silva, SDB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0