ARACAJU: PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO COLÉGIO SALESIANO

Imagem: Divulgação

Desde cedo, devemos ensinar as crianças, de maneira lúdica, o valor das coisas

As crianças da atualidade sofrem intensamente com os apelos do mundo do consumo, sendo afetadas pelo conflito entre querer, poder, merecer e precisar. Quem nunca viu uma criança chorando em uma loja, porque queria determinado objeto? Essa cena é comum e faz parte do desenvolvimento humano. Dizer “não” é preciso, assim como, refletir sobre o desperdício e os conceitos ligados ao uso do dinheiro.

Desde cedo, devemos ensinar as crianças, de maneira lúdica, o valor das coisas e levá-las a praticar a educação financeira através de atitudes simples e rotineiras.

Recebemos as primeiras lições de educação financeira em casa: as recomendações de fechar a torneira ao escovar os dentes, apagar a luz dos ambientes vazios e comer toda a refeição para não desperdiçar os alimentos. São ensinamentos que se transformarão na bagagem de conhecimentos facilitadores das decisões financeiras no futuro. Logo, a família e a escola são importantes aliadas na construção de novos padrões comportamentais.

O objetivo do Projeto Educação Financeira é despertar na criança o desejo de poupar (economizar), entendendo a importância e benefício do mesmo em nossa vida. O objetivo será alcançado com atividades como: confecção de lista de compras, apresentação de vídeos (educação financeira), confecção de cartazes, palestras educativas, confecção de cofrinho de sucata, dentre outras.

Por Andreza Nonato – Comunicação Salesiano Aracaju, SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0