WEB SÉRIE VOCACIONAL É SUCESSO NO FACEBOOK


Imagem: Pe. Leandro

Desde o início do mês de Agosto, o Serviço de Animação Vocacional da Inspetoria Salesiana do Nordeste tem publicado uma web série na qual são mostrados depoimentos vocacionais dos jovens das etapas da formação inicial.

Esta iniciativa do Pe. Leandro, delegado inspetorial para a animação vocacional e Formação, foi amplamente acolhida entre os formandos que se dedicaram em gravar, editar e publicar os vídeos na página da animação vocacional no Facebook: facebook.com/vocacionalsdb - também compartilhado na página da Inspetoria: facebook.com/sdbbre.

Quando perguntado sobre o intuito dessa web série, o padre afirmou: “A iniciativa dos vídeos com o testemunho vocacional dos nossos salesianos em formação, e demais formandos, na página do Facebook, tem como objetivo promover o que mais claramente desperta vocações: o testemunho. Nos vídeos, cada irmão conta, de forma sintética, a sua história vocacional, expressa o que entende por vocação e, por último, faz um convite vocacional para os que acompanham os vídeos. O alcance do material tem surtido efeito e esperamos, além de tornar a vocação salesiana consagrada mais conhecida, reviver a partir dos vídeos a alegria do "primeiro amor" que nos chama e nos consagra.”

Os vídeos são produzidos por vários formandos. Mesmo não estando na mesma Casa, eles se organizam por meio das redes sociais e vão fazendo o trabalho de maneira eficaz, a partir de uma linguagem que é bastante atual e, graças a ela, a abrangência da página cresceu bastante. Desde o lançamento desta web série, a página teve cerca de 8 mil visualizações nos vídeos e, em todos os vídeos, bastante compartilhamentos e comentários motivadores. E a estimativa é que os números aumentem.

Participou da gravação e edição de alguns vídeos o formando Gabriel Silva e ele relatou: “A iniciativa e a colaboração mútua via internet têm sido uma experiência clara de associacionismo pensado por Dom Bosco e implementado em sua pedagogia, claro que em uma modalidade diferente, mas mostra o nosso potencial enquanto colaboradores com a evangelização no pátio virtual das redes sociais. O alcance tem sido muito satisfatório e temos recebido muitos feedbacks sobre a iniciativa. Pretendemos continuar com outras ideias tão inovadoras quanto! Tudo elaborado e posto em prática desse modo, trabalho em conjunto, trabalho em rede, trabalho associado!”.

O formando Fábio Luciano afirma, sob a ótica da produção dos vídeos: “Essa proposta nos insere na dinâmica do mundo virtual. Essa experiência abre caminhos para o diálogo com as diversas realidades e a participação na vida real de muita gente, especialmente dos jovens, maior público desse espaço de convívio”.

Por Antonio João Neto, SDB - 2º ano de Teologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0