JUVENTUDE SALESIANA DO NORDESTE NO 4º CONGRESSO NACIONAL DA AJS

Imagem: Divulgação
O 4º Congresso Nacional da AJS (Articulação Juvenil Salesiana), realizado na cidade de Brasília, no último final de semana (25 a 27 de agosto), marcou a caminhada de 20 anos da articulação no Brasil Salesiano - que tem como meta principal promover o protagonismo juvenil através dos grupos e das experiências associativas. Durante esses 20 anos, as inspetorias do Brasil deram passos significativos em sua organização Inspetorial.

A Inspetoria do Nordeste e a Inspetoria de Porto Alegre começaram a AJS, antes mesmo de ser oficializado, no Brasil Salesiano, o inicio da caminhada da Articulação, há 20 anos atrás. O Pe João Carlos Ribeiro, então animador da AJS, na ISNEB, e o Pe. Assis Moser, na Inspetoria de Porto Alegre, ambos em suas inspetorias já haviam começado a experiência. Como exemplo, na Inspetoria de Recife, já existia a movimentação do Festival da Juventude, que marcava a confraternização da Pastoral Juvenil. Tinha-se começado também a experiência das Romarias Jovens, inicialmente, na cidade do Recife e depois se espalhando para outras cidades do Nordeste. E, por fim, as Vigílias Jovens marcavam o início de um momento missionário, onde os grupos eram convidados a pensar sobre a dimensão da missionariedade com seus integrantes.

A participação da Inspetoria Salesiana do Nordeste no Congresso foi bastante significativa. É importante destacar, primeiramente, a representação no Conselho Nacional da AJS. A jovem Ariane Barbosa, da cidade de Natal, ligada à obra salesiana Natal-Gramoré, foi a representante da Inspetoria; ela quem articulou todos os processos e encaminhamentos para que a comissão pudesse chegar ao Congresso, participando de forma significativa.


A abertura da noite cultural ficou por conta dos jovens da Delegação, através de uma apresentação artística, que focou a realidade e a fé do povo nordestino e a presença salesiana de Dom Bosco que, de forma atuante, atrai jovens para segui-lo.

Outra participação que chamou atenção de todos os jovens congressistas foi a Oficina dos Princípios Norteadores da AJS – a Inspetoria trabalhou o capítulo 4, que tem como título: O Coordenador e o Assessor da AJS. De forma dinâmica e interativa, o conteúdo foi passado, fazendo com que todos os jovens que vivenciaram a oficina saíssem encantados com o momento informativo. O responsável pelo momento foi o assessor Everton Almeida, que também pertence à Delegação Inspetorial da AJS, e Everidiana, coordenadora e assessora de pastoral do Colégio Liceu de Salvador. Eles foram os responsáveis de pensar, articular e organizar a oficina.

A presença dos participantes da Inspetoria também foi marcada pela característica da animação. Juntos, chamavam atenção pela forma como estavam articulados, despertando o encanto dos participantes pela partilha da experiência dos 20 anos de caminhada. Entre outras experiências que a delegação da Inspetoria compartilhou, e que chamou atenção das demais inspetorias, foi a partilha de informações sobre os conselhos locais, inspetorial e interinspetorial e a campanha da auto-sustentabilidade da AJS - este ano realizada com o objetivo de dar condições maiores aos grupos e aos jovens para participarem do Congresso, não permanecendo dependente das comunidades salesianas.

Também contamos com a participação do nosso Inspetor, o Pe. Nivaldo Pessinatti, que participou, durante todo o congresso, das atividades realizadas e ajudou na animação durante a caminhada - que saiu da Catedral de Brasília e chegou ao Santuário Dom Bosco - onde a juventude conduziu a Urna de Dom Bosco.

As perspectivas dos participantes para os próximos anos são: garantir o protagonismo juvenil de forma mais visível nas presenças salesianas, formentar nos 110 grupos articulados a dimensão da missionariedade e buscar, cada vez mais, uma estrutura financeira e econômica das atividades realizadas no Brasil. Outra grande meta, como Salesianos, é garantir o acompanhamento dos grupos da AJS no carisma de Dom Bosco.



PARTICIPANTES 

A inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil foi representada por 21 integrantes, entre eles, o Pe. Eudes (delegado da pastoral e coordenador da AJS), a jovem Ariane Barbosa (Representante da Inspetoria no Evento) e o Inspetor Pe. Nivaldo Pessinatti.
Jovens que vieram de diferentes Casas: Aracaju - Lucas Brito e Isabel / Areia Branca - Georgino e Paula Menezes / Caetés - Henrique e Kassandra / Fortaleza - Lucas Cordeiro / Lajedo – Nailson / Matriz de Camaragibe - Henrique Nobre / Paróquia N. S. de Fátima, Recife - Daniela Thaís / Gramoré - Heverton / João Pessoa – Juninho e Alessa  / Salvador – Everidiana / Comissão Inspetorial da AJS: Walquizia, Everton Almeida, Geraldo, Pe. Eudes Barreto, Ariane Barbosa e Elizangela Mendes


A CHEGADA DA URNA DE DOM BOSCO NO 4º CONGRESSO NACIONAL DA AJS
Nestes 20 anos de articulação da juventude salesiana, um marco histórico ficou para a vida salesiana no Brasil – a chegada da Urna de Dom Bosco, que peregrinou pelo mundo salesiano em preparação ao bi-centenário do seu nascimento.

Em 2015, o Reitor-Mor Pe. Ángel Fernández Artime ofereceu ao Brasil este presente. Na Urna, com a réplica da imagem mortuária de Dom Bosco de Turim, está a relíquia de parte do braço direito de Dom Bosco. A Urna peregrina agora repousa numa bela Cripta, no Santuário de Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0