FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES 2017 EM AREIA BRANCA, RN

Imagem: Angelo Vale
Entre os dias 05 e 16 de agosto de 2017, ocorreu na cidade de Areia Branca - RN a tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Em 106 anos de história, a festa da padroeira dos marítimos sempre congregou milhares de peregrinos, que vêm gozar dos fortes momentos de fé e das várias atrações de lazer, que, durante praticamente todo o mês de agosto, concentram-se em Areia Branca. 

A segunda maior festa religiosa da diocese de Mossoró – menor apenas que a festa de Santa Luzia, padroeira da diocese -, proporcionou ao povo de Deus vários momentos fortes de devoção. Todos os dias, pela manhã e à tarde, aconteceu a récita do Ofício da Imaculada Conceição e do Terço, e à noite, a Novena seguida da Missa. O epicentro de toda essa agitação religiosa é a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, que foi construída pelos Salesianos de Dom Bosco, dentro do Centro Juvenil Salesiano.

Essa iniciativa paroquial sempre recebe grande apoio da Prefeitura Municipal de Areia Branca, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Marinha do Brasil. No entanto, devido ao momento de crise em que passam o município e o Estado, os investimentos públicos destinados à festa de 2017 foram bem menores que os de costume.  Mesmo assim, com a força do povo e o empenho dos Salesianos, a Festa dos Navegantes ocorreu magnificamente. 

Neste ano, à grande alegria de celebrar a padroeira dos marítimos foi somada as celebrações do “Projeto Rumo aos 40”, projeto esse que se caracteriza pela preparação festiva para a grande celebração dos 40 anos da presença Salesiana em Areia Branca.

A culminância da festa se deu no dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Após a Missa do peregrino, presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana, às 07:00 na Igreja Matriz, uma grande quantidade de fiéis se dirigiram aos barcos para a tradicional Procissão Fluvial pelos rios Mossoró, Apodi e Ivipanim. Tal procissão passou em frente ao atracadouro da cidade de Grossos - RN, onde uma multidão esperava, acenando e cantando, para saudar a Virgem dos Navegantes. Vale lembrar, que um dos momentos de preparação para a festa é a peregrinação da imagem centenária de Nossa Senhora dos Navegantes, peregrinação essa que também contempla a paróquia de Grossos. Após a procissão fluvial, houve vários momentos de fé e devoção na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na procissão fluvial, estiveram presentes várias personalidades políticas municipais e estaduais, bem como diversos oficiais da Marinha do Brasil, que conduziram e garantiram as condições de segurança de todos os participantes.

Às 16:30, ocorreu a grande procissão terrestre - partindo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição rumo à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, onde aconteceu a Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora, também presidida por Dom Mariano.

Até 2014, a festa era encerrada no dia 15 de agosto. A partir de 2015, com as celebrações do Bicentenário de Dom Bosco, a festa passou a ser encerrada apenas no dia 16 de agosto, com a procissão de Dom Bosco e a Missa em ação de graças por seu nascimento. Esse ano, a celebração foi presidida por Pe. Eudes Barreto, delegado da Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste. Na celebração, houve ainda as promessas de cinco novos Salesianos Cooperadores de Areia Branca, o que nos garantiu a presença de Ir. Diógenes, delegado inspetorial para a animação dos Salesianos Cooperadores, e da Srª Madalena, Provincial dos Salesianos Cooperadores do Nordeste.

Foi, pois, homenageando Dom Bosco, que se encerraram os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes. Muitos sacerdotes, religiosos e diocesanos participaram ativamente das celebrações da novena e das solenidades. A todos que contribuíram para tão belas celebrações, a Comunidade Salesiana de Areia Branca comunica sua gratidão. Que Deus os abençoe!

Por Luan Hadney, Coordenador Pedagógico das Obras de Dom Bosco - OSDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0