Recife: EDB promove encontro com empresas parceiras da Aprendizagem

No manhã do dia 24 de novembro a Escola Dom Bosco promoveu seu II Encontro de Empresas parceiras do programa jovem aprendiz, na sede da instituição, com o tema "Empresas que abrem portas transformam vidas” e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento; o juiz da Vara da Infância, Dr. Paulo Brandão; e a Auditora Fiscal do Trabalho, Sra. Inês Sabino, dentre outros especialistas.

O encontro, além de estreitar laços com as empresas parceiras e oferecer formação sobre a lei da aprendizagem, teve o objetivo de sensibilizar as empresas a contratar aqueles jovens menos favorecidos e refletir sobre o papel de cada uma na sociedade. Ano passado, no primeiro encontro, foi dado o enfoque ao Trabalho infantil e à parceria da EDB com o Ministério do Trabalho. Neste ano, foi percebido um aumento das contratações e aceitação destes adolescentes oriundos do programa de erradicação do trabalho infantil. Agora em 2016 foi a vez de mostrar experiências exitosas de jovens egressos do sistema socioeducativo em Pernambuco e  apresentar o projeto Vida Aprendiz do governo estadual de Pernambuco, inspirado inclusive na experiência da própria EDB.
Além da aprendizagem profissional 

Abertura



Em nome dos Salesianos, O vice-inspetor, Pe. João Carlos, deu às boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença  de todos. Já o P. Fábio Farias, diretor da Comunidade Salesiana do Bongi ( que inclui além Escola Dom Bosco, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e o pré-noviciado), enfatizou em sua fala o testemunho do seu trabalho pastoral nas unidades da  FUNASE da região metropolitana e concluiu sua intervenção justo com um apelo ligado ao tema do encontro: da importância das pessoas e das empresas abrirem portas e darem oportunidades a estes jovens.

Na sequência, a coordenadora dos projetos "Novas oportunidades" e "Vida aprendiz", da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, explicou sobre estes programas e mostrou alguns dados estaduais. Em seguida, o Secretário Isaltino Nascimento complementou sua fala.

Testemunhos

Dois jovens que são alunos da Escola Dom Bosco e estão cumprindo medida sócio-educativa trouxeram seus testemunhos e, apesar da timidez e falarem pouco, emocionaram a plateia. Ambos se mostraram muito gratos pelas oportunidades recebidas. G. C. enfatizou:  "Eu queria que muitas empresas de vocês pudessem abrir portas par outros jovens como eu, que estou aqui de exemplo, que nós não somos nenhum monstro, para você verem a gente com outros olhos...  e sabemos que errar é humano, mas permanecer no erro é burrice.  E pediu um pouco mais de compreensão com os jovens.   Na apresentação deles, a coordenadora pedagógica da EDB, Fernanda Santana,  já havia pontuado: "Não precisa a gente sinalizar quem são,  só precisa dar a oportunidade e acreditar que eles podem  ser muito mais do que já são". Além disso, e explicou que na instituição eles não são identificados ou diferenciados para os outros alunos, nem mesmo alguns educadores sabem, e que o importante é que eles precisam se sentir iguais aos demais e o bem-estar e desenvolver bem". Também ratificou o compromisso institucional que sempre se preocupou com a inserção destes jovens em cursos profissionalizantes e outras oportunidades, para além  da Aprendizagem e do programa do governo do estado. Na ocasião, agradeceu ao Coletivo Cola Cola e à Plan Internacional por aceitar incluir vários destes jovens nos cursos oferecidos tanto na Escola Dom Bosco como no Centro Educacional Dom Bosco, em Jaboatão.

Além dos jovens, a fala do Juiz Dr. Paulo Brandão seguiu a mesma linha, contou sua história de vida desde sua infância pobre no Rio de Janeiro e de sua fase de jovem aprendiz na marinha e de estudante. Motivou os jovens a serem sempre melhores e que todos nós "podemos tudo". Já Mauricéa Lima explicou a experienciado SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) com os jovens aprendizes. Já Inês Berquó, Autitora fiscal do SRTE-PE tirou todas as dúvidas sobre a programa de Aprendizagem, explicando sobre a legislação. 

Certificação
Todas as empresas parceiras do Programa Jovem Aprendiz receberam certificação e pequena lembrança, elaborada por o curso de Artes Gráficas da escola , como forma de agradecimento pela confiança e escolha da EDB como entidade formadora. 


Protagonismo dos jovens
Além dos jovens que deram seus testemunhos, os educadores e organizadores do evento contaram com a ajuda de vários jovens aprendizes escolhidos para dar apoio na realização de todo encontro. Além disso, os momentos culturais e artísticos com musicas e até Rap feito na hora ficaram ao encargo de alunos, que mostraram seus talentos, alegria e responsabilidade.  


Sobre Projeto Vida Aprendiz
É um projeto de inserção socioprodutiva de jovens em situação de vulnerabilidade social. Tem por objetivo proporcionar condições de acesso à profissionalização e ao mercado de trabalho aos adolescentes e jovens em atendimento socioeducativo e egressos da FUNASE. Não é obrigatório o ingresso do adolescente no projeto. Foi lançado pelo governo do estado como umas das alternativas para evitar a reincidência de atos infracionais por jovens e adolescentes do sistema socioeducativo e egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).




Por: Jakeline Lira 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0