Coordenadoras de comunicação participam do V Global MIL Week em São Paulo

Rede Salesiana participa da V GLOBAL MIL WEEK

A Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (BRE), Jakeline Lira, e a coordenadora de Comunicação das escolas salesianas de Salvador, Gigliola Sena, participaram entre os dias 01 e 05 de novembro da V Global MIL week, realizado pela primeira vez na América latina, na Universidade de São Paulo – USP. O evento é organizado pela UNESCO e visou discutir e difundir o conceito de MIL (Media and Information Literacy – Literacia Midiática e informacional), com enfoque na sua importância estratégica e na urgência do desenvolvimento de políticas públicas voltadas a este campo em todo mundo.
Participaram mais de 300 pesquisadores e profissionais de diversos países envolvidos com estudos e projetos relacionados a este Alfabetização (ou Literacia) Midiática e informacional.
Alton Grizzle, o especialista jamaicano que responde pelo programa da Media and Information Literacy, da UNESCO, considera que há um grande desafio das políticas e na importancia da transformação da educação pela MIL, como chave para desenvolver novas competencias.
Reconhecendo que MIL é um termo “guarda-chuva”, que inclui diversas linhas de pensamento, ele explicou “os diferentes especialistas tem diferentes pontos de vista, diferentes perspectivas, mas isto é bom, podemos encontrar um crescimento comum. Promover esta iniciativa global, encontrar motivações comuns  para  causas comuns, visando uma mudança global na educação, sintonizada com a mudança global na forma de como os jovens pensam,  ou melhor,  de como os cidadãos pensam.” 
Em entrevista a ABPEducom (Associação Brasileira de  Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação), acrescentou: “O crescimento tecnológico transformou o que nós conhecemos por educação e literacia. Não podemos focar apenas em ler, escrever e educar, nós precisamos conhecer e construir novas competências, e estas competências estão em torno do que a UNESCO chama de MIL”. Alton em suas falas e entrevistas no Brasil,  também citou a Educomunicação e reconheceu que na essência os objetivos e perspectivas são basicamente os mesmos.
Na programação do evento incluía o VI Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue Conference – MILID Conference e a Primeira Assembleia Geral da Aliança Global de Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy – GAPMIL).
Segundo Carolyn Wilson presidente do Comitê Interino Internacional do  GAPMIL e docente da  Western University, do Canadá,  “esta conferência também nos  oferece, com responsabilidade, pensar criticamente sobre o propósito da MIL e em que tipo de sociedade queremos viver. Estamos aqui para aproveitar a oportunidade que a UNESCO proporcionou.”
Também foi integrado à programação geral da Global MIL Week o VII Encontro Brasileiro de Educomunicação, onde Gigliola apresentou em um dos grupos de discussão o projeto de Jovens Comunicadores das escolas salesianas da capital baiana. Também foi possível representar a Rede Salesiana na Reunião de Pesquisadores e Promotores Latino-americanos em Educomunicação.
De acordo com Gigliola Sena, “foi uma importante oportunidade para compartilhar nossa experiência com projetos, iniciativas criativas e protagonismo juvenil por meio da educomunicação. Nosso projeto 'Jovens Comunicadores' agora se tornou conhecido por entidades públicas e privadas do mundo e compõe uma expressiva vivência de como pensar, criticar e analisar a mídia com os jovens, a partir de uma forma simples de produção de conteúdo educomunicativo, certamente, importante para a formação da juventude do terceiro milênio”.
A Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, inspirada nos documentos salesianso e nas conclusões e diretrizes do III ESA (Escola Salesiana América), desde 2011 incluiu oficialmente no seu planejamento  inspetorial de comunicação, em sinergia com a Pastoral Juvenil, o fomento da discussão e aprofundamento na interface entre os campos da Educação e Comunicação, além do desenvolvimento prático de vários projetos e de apoio a iniciativas, como a das escolas salesianas de Salvador.

Por: Jakeline Lira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0