Semana da Criança movimenta as escolas salesianas


Salvador: Circo marca Semana da Criança Salesiano

Os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I dos Colégios Salesianos da Capital Baiana (Paralela e Nazaré) começaram a curtir antecipadamente o Dia da Criança, celebrado no dia 12 de outubro. De segunda a sexta, 10/10 a 14/10 aconteceu a Semana da Criança Salesiana. A garotada participou de festas, cinema, brincadeiras e muitas atividades.  A Semana da Criança também foi comemorada pelos alunos que integram o Tempo Integral, que funciona de segunda a sexta (com opção de três ou cinco dias), das 12h às 17h30. Os estudantes participaram de gincana, circuito de jogos, brincadeiras. A Semana da Criança tem atividades para os dois turnos: matutino e vespertino. As atividades inclusive mereceram destaque na imprensa local. 

Esse momento lúdico também faz parte da formação infanto-juvenil,  de acordo com a Supervisora Pedagógica do Fundamental 1, Patrícia Argolo, “a semana da criança tem o intuito de resgatar o imaginário, fortalecer a infância que muitas vezes está perdida”. A psicóloga da escola, Cynthia Tanajura, lembra que “os efeitos são muito positivos, porque para as crianças o brincar é também uma forma de aprender. Brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, já que ela aprende regras de convivência social, aprende a respeitar o outro, a esperar, ser criativo e dialogar, comportamentos necessários para as habilidades que ela tem que desenvolver posteriormente como adulto”. Já a Orientadora Educacional do F1, Josely Guerreiro, afirma que “é importante aproveitar o momento de ser criança, resgatar brincadeiras que hoje não estão tendo mais”. Em depoimento, a mãe e também professora do 4º ano, Aline Medrado, em relação ao filho diz que “tanto para ele quanto para mim é gratificante. Eu percebo que ele fica muito feliz em ter esse momento na escola”.


Grupo de Jovens em ação no dia das crianças

Na tarde da última quinta-feira (13), o Grupo Jovem Sol por Amor do Colégio Salesiano do Salvador visitou a Creche O Menino do Dedo Verde. Foi uma tarde recreativa com as crianças. Na ocasião, os estudantes entregaram os presentes da campanha realizada  para celebrar o dia das crianças. Cada professor e estudante apadrinhou uma criança que tinha enviado uma cartinha com seu desejo. A creche fica localizada do bairro de Pau da Lima.



ARACAJU: Joguinhos da amizade 



Em comemoraçãa Semana da Crianças, o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju/SE, promoveu mais uma edição dos Joguinhos da Amizade, competição esportiva destinada aos alunos do Maternalzinho ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Neste ano, os Joguinhos tiveram como tema “Compartilhando alegrias, superando limites” com atividades lúdicas e desportivas e objetivo de despertar as potencialidades dos nossos educandos, o espírito de equipe, a fraternidade e a solidariedade, além de promover inclusão e interação.
Em alusão ao tema, na abertura contamos com uma linda e emocionante apresentação dos cadeirantes do grupo de dança “Arte na Escola”, da rede pública municipal da cidade de Nossa Senhora do Socorro/SE.






Jaboatão - Colônia

Os alunos da Escola Salesiana da Colônia vivenciaram na semana de 10 a 14/10 a semana da criança, com atividades relacionadas com tema “contos de fadas”. Temática que mobilizou as atividades durante o mês de outubro dos alunos do fundamental 1. A escolha do tema teve como objetivo para além de Vivenciar o dia das crianças de forma lúdica e criativa também observar as relações entre o mundo mágico e o mundo real e desenvolver a imaginação e a criatividade. 

Para encerrar a semana os alunos do fundamental 2 tiveram uma manhã de “sorvetada” onde todos puderam se deliciar com o tanto de sorvete que quisessem e o fundamental 1 tiveram uma manhã de fadas, onde ouviram a contação de história do conto “chapeuzinho amarelo” proporcionado e interpretado pelas professoras das turmas do 1º ao 5º ano e uma apresentação com personagens caracterizados do conto da Disney “Frozen”.


Parnamirim




Natal - São José

De 13 e 14 foi realizada a semana da Criança com diversas atividades especiais. Na sexta-feira, a tarde foi animada com brincadeiras, jogos eletrônicos, pula-pula, escorrego gigante, cinema e muito mais.

Gesto Concreto: 
Em comemoração ao Dia das Crianças, os alunos do Fundamental I arrecadaram brinquedos, roupas, sapatos e livros e entregaram na Escola Municipal Mareci Gomes dos Santos, localizada no Passo da Pátria. Esta já é a oitava edição do projeto “Faça uma criança feliz”. Além da entrega das doações, os representantes das turmas do 1º ao 5º ano visitaram as salas de aula e conheceram a estrutura da escola.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0