Mundo Salesiano: Furacão Matthew e presença salesiana

Haiti – «Furacão Matthew»: “Devemos os Salesianos estar onde estão milhares de jovens que passam por necessidade”
(ANS – Porto Príncipe) – Após a passagem do Furacão Matthew pelo Haiti, o balanço das vítimas acertadas é, até agora, de cerca de 840 pessoas, enquanto a UNICEF confirma que aumenta ainda mais o perigo de epidemias. Também os Salesianos foram duramente atingidos na obra de Les Cayes, mas o Superior da Visitadoria, P. Jean Paul Mesidor, enviou um vídeo para garantir que o trabalho dos Filhos de Dom Bosco entre os jovens continuará sem descontinuidade;  e que agradece aos que estão se ativando em ações de solidadriedade.
A ameaça do cólera é um perigo real, num País em que, mesmo antes do furação, só uma pessoa sobre três, tinha acesso a latrinas adequadas e menos de três sobre cinco tinham acesso a água potável. O primeiro caminhão com comprimidos para o tratamento da água e dos reservatórios de água chegou quinta-feira a Les Cayes e seis caminhões de água dirigiram-se a Les Cayes e Jeremie. Um reservatório de água também foi disponibilizado para o hospital de Les Cayes.
Também o carro dos socorros salesianos se movimentou: as principais Procuradorias Missionárias ativaram há dias a coleta de fundos e, para a fase operativa, podem valer-se das estruturas e experiências já adquiridas no após-terremoto de 2010.
O Superior salesiano no Haiti, P. Mesidor, também enviou um vídeo no qual explica que a região sul está completamente isolada do restante do País, “porque a ponte que liga à capital foi destruída. Também a comunicação telefônica está muito difícil”.
Por entre problemas sociais, políticos, econômicos, catástrofes naturais... que o afligem, é o Haiti um País sofrido: “Imaginem que ainda não terminamos de reconstruir as nossas infraestruturas, destruídas pelo terremoto de 2010...! – exclama o P. Mesidor; contudo, reafirma o religioso –: Como Salesianos, estamos ali, no lugar em que devemos estar: onde existem milhares de jovens que precisam do apoio de uma mão amiga”.
E conclui recordando: “A Fundação Rinaldi, o nosso escritório de projetos, está coordenando as ajudas que nos possam chegar. Obrigado por tudo! E unamo-nos na oração!”.
vídeo completo está disponível, em italiano, e brevemente também legendado em inglês e espanhol, no ANSChannel.

Fonte: InfoANS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0