Brasil Salesiano: Encontro Nacional de Párocos

Com alegria e entusiasmo nos reunimos de 27 a 29 de setembro de 2016 em Brasília, 52 párocos que formamos a Rede Salesiana de Paróquias (RSP). Nosso principal objetivo é ser uma presença profética no meio do Povo de Deus como animadora da vida, sobretudo com o carisma salesiano privilegiando todas as forças e serviços que uma paróquia tem, no entanto, nosso olhar carismático se volta aos jovens de classes populares, a catequese, as famílias e a devoção a Maria Auxiliadora. Este diferencial é para nós uma clara manifestação da nossa fidelidade criativa a Dom Bosco.

Neste 4º. encontro nacional tivemos como eixo a reflexão sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, que nos foi apresentada pelo padre Dehoniano Mário Marcelo Coelho. A partir do corpo da exortação ele nos ajudou a perceber que este documento, fruto de consultas a vários categorias de pessoas e de dois Sínodos (2014 e 2015), quer ser um programa de evangelização da família e não um corpo doutrinário com definições dogmáticas.

Tivemos também a oportunidade de refletir sobre a paróquia salesiana à luz do Capítulo Geral 27, apresentada pelo padre Natale Vitali, regional cone Sul, que apresentou os ensinamentos dos documentos da Congregação sobre a natureza da paróquia salesiana e insistiu também que devemos estar sintonizados com os pronunciamentos da CNBB a respeito. A paróquia salesiana está inserida num contexto eclesial complexo e o mais importante é manter sua identidade carismática fazendo de forma harmônica a fidelidade a Igreja local e aos princípios do carisma salesiano.

Párocos do nordeste com o Inspetor, P. Pessinatti,
e com o Conselheiro para o Cone Sul, P. Natale Vitali

            
Foi muito proveitosa a partilha que realizamos sobre experiências na paróquia que estão dando certo. Para isto, cada inspetoria foi convidada a partilhar uma ação evangelizadora de êxito. A inspetoria de São Paulo apresentou o voluntariado jovem; Recife e Porto Alegre, a experiência da AJS; Manaus apresentou a catequese a partir da metodologia da iniciação; Campo Grande o projeto da paróquia universitária e Belo Horizonte o esboço do projeto pastoral para as paroquias. Todas estas experiências são ricas e com particularidades que merecem ser articuladas pela RSP para nos ajudar a crescer nos elementos comuns da evangelização.

Outro momento valioso foi a reflexão sobre o olhar misericordioso de Deus que realizamos como um momento de parada e exame de consciência para buscarmos nEle esta realidade tão importante que é sentir-se amado para poder amar mais e trabalhar movidos pela misericórdia. Fomos ajudados pelo padre Ricardo Mole de BH. Por fim, padre Nivaldo Pessinatti, inspetor do Nordeste, iluminou ainda mais a compreensão da Rede Salesiana Brasil e nos ajudou e ver o lugar das paróquias salesianas dentro do dinamismo de Rede.
            
Enfim, esses dias de estudo e partilha nos ajudaram a renovar nosso trabalho e crença na família. Ela é um projeto de Deus que vive tempos de mudanças e nos aponta novas possibilidades. O importante é adquirir a sensibilidade para perceber os sinais dos tempos, acompanhar os processos e as famílias, sobretudo os recasados, discernindo os desafios que aparecem e saber que este projeto familiar de Deus é para sempre, embora as mudanças neste tempo liquido e sua complexidade, exijam de nós maior preparo, abertura e clareza, como bem nos pede o papa na exortação. 



Pe. Cleyton Coutinho, SDB
Coordenador da Comissão Inspetorial de Paróquias
Pároco em Carpina/PE 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0