Mundo Salesiano: Começou em Roma o Curso para novos missionários salesianos

    RMG – Expedição Missionária Salesiana 147: Curso de Orientação
    (ANS – Roma)  O Curso de Orientação para os novos missionários que compõem a ‘147ª Expedição Missionária Salesiana’ iniciou no dia 1° de setembro último, com uma peregrinação aos Lugares de São Paulo Apóstolo, em Roma. Os participantes são 18: treze tirocinantes, todos clérigos; dois Salesianos Irmãos já de votos perpétuos; e três Salesianos Sacerdotes, sendo um deles recém-ordenado. Todos receberão o ‘mandato missionário’, junto com outros missionários da FS, do Reitor-Mor, no dia 25 de setembro, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.
    Na Missa em que se abriu o Curso, celebrada no lugar em que se deu o martírio de São Paulo – chamado ‘Tre Fontane’ (três fontes) –, o P. Guillermo Basañes, Conselheiro para as Missões, indicou a figura do Apóstolo das Gentes qual modelo para cada um dos missionários, porque a sua paixão por anunciar o Evangelho, a todos, nunca se rendeu: até à doação da própria vida.
    Depois de uma introdução sobre as dinâmicas e a metodologia do Curso, os 18 missionários refletiram, na semana finda, sobre alguns temas antropológicos e culturais, necessários para compreender melhor a dinâmica das culturas com que se irão defrontar, ajudando-os a se inculturar.
    “Este Curso para novos missionários – explicou o P. Alfred Maravilla, Coordenador do Curso – foi pensado principalmente para ser uma experiência formativa: não se trata somente de informação ou aquisição de novos conhecimentos ou ideias mas de fomentar nos missionários valores e atitudes corretos”.
    Os dados acerca da expedição, relativos aos diversos continentes, revelam: a África manda seis missionários e acolhe quatro; da América partem três e lhe chegam cinco; a Ásia envia sete e recebe dois; a Europa manda dois e acolhe cinco. A Oceânia só recebe: dois.

    Fonte: ANS

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Semana Santa nas escolas

    SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0