Esclarecimentos sobre profissões em pauta nas escolas


Aracaju:  Projeto “Profissão: e aí, já escolheu a sua?” faz entrevista com profissionais


Chegando a hora do ENEM, e logo mais, os alunos terão que escolher a sua futura profissão. A indecisão e até mesmo a falta de informação mais detalhada sobre a profissão de interesse, faz da decisão uma escolha difícil, um momento de conflito e de muitas dúvidas. Os questionamentos sobre o curso escolhido, a carreira que quer seguir, os planos para o futuro, são dilemas vivenciados por muitos jovens. E a dúvida geralmente é a mesma: a escolha tem que ser feita por vocação ou pensando na carreira que tem mais espaço no mercado?
Pensando nisto, o Projeto “Profissão: e aí, já escolheu a sua?”, promovido pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional), tem como objetivo contribuir através da orientação e acompanhamento, minimizar as dúvidas, buscando através de um trabalho dirigido com os jovens comunicadores e alunos do Ensino Médio, a aproximação dos mesmos à realidade de algumas profissões. 

Uma das etapas do Projeto é direcionar alunos interessados na determinada profissão a uma entrevista com profissionais. As entrevistas são gravadas e transmitidas em sala de aula para os alunos do Ensino Médio. 
Andreza Nonato


Parnamirim: Mostra das Profissões oferece orientações importantes aos educandos do ensino médio

Embora muitos educandos já cheguem à 3ª série do ensino médio com a profissão que quer seguir esco
lhida, muitos alunos ainda têm dúvidas sobre qual carreira escolher. E para ajudar nessa escolha os departamentos de psicologia e orientação educacional do colégio Salesiano Dom Bosco realizaram a Mostra das Profissões nos dias seis e oito de setembro.
Em duas tardes, os educandos tiveram a oportunidade de conferir orientações e dicas sobre as três áreas de atuação – saúde, exatas e humanas. Mais de 30 profissões foram apresentadas para que os alunos pudessem ter conhecimento sobre questões específicas de cada área.
“Nossa proposta tem como objetivo trazer para a escola profissionais que possam compartilhar suas experiências com os nossos educandos, de forma que desperte-os para a vivência de cada profissão com características do mercado de trabalho e da graduação, por exemplo”, ressalta Magali Cabral, orientadora educacional.
A Mostra das Profissões acontece anualmente no segundo semestre letivo. A edição deste ano foi sucesso de público com salas lotadas de educandos do ensino médio e contou com a parceria da UnP e do Grêmio Estudantil do Salesiano Dom Bosco.
Cileide Siqueira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0