Semana do Folclore nas escolas salesianas



ARACAJU


O projeto “É semana do Folclore, é? É semana de cantoria no Salé!”, idealizado pela Professora de Música, Kadja Emanuelle Araujo, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju/SE, para os segmentos Educação Infantil e Ensino Fundamental I teve como objetivo o reconhecimento das expressões da música folclórica do nosso país.
Os alunos estudaram o conteúdo em sala de aula e ensaiaram performances para a culminância da semana do folclore com apresentações teatrais, dança e canto.
A professora Kadja fala sobre a importância dessas atividades: “Para que eles possam compreender e interpretar melhor os personagens do nosso folclore e da nossa cultura popular, nós fazemos em sala encenações e dramatizações.” Vale lembrar que a música se envolveu também com conteúdos das demais disciplinas, como por exemplo, as Parlendas, conteúdo de Língua Portuguesa.”
Foram apresentadas Lendas, Parlendas, Trava-línguas, Cantigas de Roda, músicas do Cancioneiro Sergipano e também os instrumentos utilizados nos grupos folclóricos.






SALVADOR - NAZARÉ

A Semana dedicada ao Folclore foi intensa no Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré). Na terça-feira (23/08), os estudantes do Ensino Fundamental 1 participaram de uma roda de capoeira no Ginásio de Esportes. Durante a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da capoeira, além de aprender algumas músicas e movimentos.
No dia (24/08), o colégio contou com a presença de duas baianas de acarajé e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e saborear os quitutes da culinária baiana. Abará, acarajé, bolinho do estudante e cocada fizeram parte do cardápio.
As atividades encerraram no dia 25/08, com apresentações sobre as culturas que deram origem ao folclore. As turmas do 1º ano apresentaram o samba de roda, enquanto que as turmas do 2º ano contribuíram com as cantigas populares. O 3º ano trouxe a cultura indígena, como o toré e a dança da chuva. O 4º ano apresentou as contribuições dos negros, enfatizando o samba de roda, a capoeira e o maculelê. E para finalizar, os estudantes do 5º ano abordaram as contribuições do homem branco para o folclore, além de apresentarem o resultado do Projeto Fábulas - La Fontaine.


CARPINA
No dia 25 de agosto os alunos do fundamental I realizaram apresentações folclóricas no Teatro Dom Bosco. As turminhas capricharam nos figurinos, e agregaram muito conhecimento da cultura nacional.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0