PARNAMIRIM e NATAL: Leitura em destaque nas escolas

Nossas escolas salesianas no Rio Grande do Norte tem vários projetos desenvolvidos no âmbito do incentivo à leitura. vejamos alguns atividades e  resultados.

DIA DO CORDEL É LEMBRADO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PARNAMIRIM Colégio valoriza cultura popular e leitura através do cordel 

Em comemoração ao Dia do Cordel, celebrado dia 1º de agosto, a biblioteca São Domingos Sávio desenvolveu o projeto “Literatura de Cordel” com as turmas dos 2ºs anos do Ensino Fundamental do Salesiano Dom Bosco. A proposta surgiu em consonância com o material didático da Rede Salesiana e levou os educandos a conhecerem um pouco mais esse gênero literário, bem como suas peculiaridades e desenvolvimento no país.
Durante o projeto, os alunos tiveram contato com alguns cordéis e produziram isogravuras em sala de aula. O momento foi finalizado com uma contação de histórias na biblioteca com a leitura de cordel adaptado do famoso conto da “Chapeuzinho Vermelho”.  
Por: Cileide Siqueira

ALUNO DO 6º ANO É 1º LUGAR EM RANKING NACIONAL DE LEITURA DIGITAL

Uma plataforma de leitura digital está transformando a relação de muitos alunos com os livros. É o caso de Caio Lima, de 11 anos, do 6º ano do Salesiano São José. A Árvore de Livros, uma biblioteca virtual personalizada, aumentou o interesse do aluno pela leitura. Para ele, a praticidade, a diversidade de conteúdos e opções para a sua faixa etária fazem da Árvore um espaço muito atrativo e divertido, que estimula o hábito de ler.
No mês de julho, Caio Lima foi o campeão do ranking nacional de leitura digital da Árvore de Livros. Ele foi o aluno que leu mais livros no período e se destacou entre milhares de estudantes de mais de 700 escolas no Brasil. Para a mãe Ketiuska Lima, o prêmio é motivo de muito orgulho. “O destaque como leitor, nos deixa orgulhosos, pois esse hábito saudável o leva ao mundo mágico que irá ampliar seu conhecimento e que o ajudará na formação de ideias e no ato de escrever. Como é bom vê-lo empolgado ao término da leitura de cada livro e fazendo comentários a respeito da história lida. Dessa forma, a satisfação passa a ser também nossa no acompanhamento de seu desenvolvimento. Estamos maravilhados e orgulhosos com esse destaque”, afirma.
A plataforma de leitura digital está sendo utilizada por alunos, colaboradores e pais desde o início do ano letivo. Para Gisele Morais, da Árvore de Livros, os resultados expressivos vão além do ranking. “O feedback é muito positivo. Os alunos e pais são participativos, interagem conosco, contribuem com sugestões de melhorias. A participação na Árvore tem tornado os colégios conhecidos nacionalmente”, explica.
TOP 5
Os Colégios Salesianos do RN – unidades Dom Bosco e São José – aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no ranking de escolas leitoras do mês de julho. Desde que aderiram à plataforma, as escolas têm se destacado, marcando presença mensalmente no TOP 5 da Árvore de Livros.
 Por: Marcella Mendes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0