Jornada de Espiritualidade reúne Família Salesiana em Recife



Uma alegre reunião de família com mais de 400 participantes. Assim foi o domingo (07) no Recife, com a realização da Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana, que reuniu representantes dos Salesianos de Dom Bosco, Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora, Associação dos Ex-alunos/as dos salesianos e das salesianas, Canção Nova, e outros grupos criados e animados na espiritualidade salesiana, como a Comunidade de Jovens com Cristo (CJC) e os Amigos de Domingos Sávio (ADS), irmãs Medianeiras da Paz, Ação Fraterna Salesiana (AFS), Associação Amanhecer (AMA).

Os grupos chegaram de diversas partes do Estado como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Carpina, Abreu e Lima, Zona da Mata, Bahia, e também de Maragogi (AL), tendo sido recebidos no Colégio Salesiano Sagrado Coração, no bairro da Boa Vista, com um farto café da manhã.

Diferente de outros anos, quando era realizada em três ou quatro noites no Recife, a Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana aconteceu em novo formato: em dia único - domingo, como normalmente são os encontros em família. O grande número de participantes atestou a aprovação do novo formato da Jornada, promovendo maior convivência e interação entre os grupos. Em diversos momentos, dança, música e oração uniram os integrantes da Família Salesiana em um único espírito, entregue a Deus em louvor pelo privilégio de pertencer à família nascida do coração de São João Bosco.

A abertura oficial da Jornada aconteceu às 9h na Basílica do Sagrado Coração com celebração eucarística presidida pelo inspetor dos salesianos no Nordeste, Padre Nivaldo Pessinatti, concelebrada pelo reitor da basílica, Padre Sérgio Lúcio, pelo delegado da Família Salesiana, Padre Gilberto Silva e outros sacerdotes salesianos e ainda Pe. Edilson, diocese de Salvador que acompanhava os jovens da CJC. Após a missa, ainda na Basílica, os participantes ouviram atentamente as palavras do palestrante Padre Sérgio Lúcio, que discorreu sobre o tema “O Amor Misericordioso nos impele a ser família”.
 
No período da tarde, depois também de um delicioso e abundante almoço, os participantes da Jornada se dirigiram ao Teatro Boa Vista para ouvir os coordenadores dos grupos presentes – que apresentaram sua história e suas atividades – e para partilhar, através de vídeos sobre Dom Bosco e da palestra Dom Bosco não morreu, vive em nós ministrada por Padre Gilberto Silva. Era visível a emoção e alegria nos olhares atentos de todos. Principalmente quando o palestrante insistia que cada um ali era o Dom Bosco de hoje no meio da juventude.
A CJC comemorou  mais uma vez os seus 50 anos de existência     
A participação dos jovens na Jornada foi destacada nas palavras do inspetor Padre Pessinatti e do delegado Padre Gilberto. Para eles, um evento da Família Salesiana não pode ser realizado sem a presença dos jovens e dos adolescentes, que são objeto do amor e da dedicação de São João Bosco. As vocações, religiosas ou leigas, nascem entre eles, e é preciso regá-las e animá-las para que o legado do santo dos jovens não se perca – e possa frutificar no mundo.


Por Luciana Falcão (ADMA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0