Escolas salesianas do nordeste envolvidas no combate ao Aedes Aegypti

Além de campanhas nas redes sociais, todas nossas escolas salesianas estão promovendo campanhas internas e inserindo o combate ao mosquito causador da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela nos processos de conscientização e aprendizagem de seus alunos.
Neste período de quaresma, em que a campanha da Fraternidade convida a refletir sobre nossa responsabilidade com os irmãos e nosso cuidado com a casa comum (destacando o problema do saneamento básico em nosso país), não foi difícil encontrar nesta necessidade urgente de combate ao mosquito Aedes Aegypti uma forma bem concreta de vivenciá-la.

Vejamos algumas notícias de

Salesiano Aracaju:

No dia 17 de fevereiro o Salesiano Aracaju a conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Freando a proliferação do mesmo, os casos de Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika diminuirão. A prevenção é a forma mais eficiente de impedir a sua proliferação.
Para iniciar essa conscientização nos nossos alunos, o Sargento Adriano José, da Capitania dos Portos de Sergipe, trouxe informações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os alunos já estavam por dentro do assunto e participaram bastante da palestra. Ao final da mesma, foram coletados alguns depoimentos deles sobre o que aprenderam.
 “Eu aprendi que não podemos deixar água parada, mas eu não sabia que também não podíamos deixar agua suja, pensava que ele se reproduzia somente na água limpa, então agora terei que ter cuidado em dobro. O mosquito transmite Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e ainda as grávidas podem ficar doentes e os filhos terem microcefalia. Em casa vou explicar pra minha mãe que temos que esvaziar vasos de garrafa, colocar areia nos vasos de planta e não podemos deixar nem tampinha de garrafa! O mosquito é uma espécie só, mas dá muitas doenças, se reproduz muito rápido e coloca até 400 ovos, imagine a multiplicação?” Juliana Correia (3° ano do Ensino Fundamental).
“Foi possível aprender muitas coisas nessa palestra do mosquito da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Aprendi que não podemos deixar água parada em locais como garrafas e vasilhas, que a caixa d’água deve estar vedada, e que os encanamentos não podemos deixar entupir. Também foi explicado sobre os perigos da doença, o que ela pode causar e as sequelas que ela pode trazer. Enfim, foi muito produtivo para mim para que eu também possa divulgar para os meus amigos e familiares.” (João Pedro 6° ano do Ensino Fundamental).


Para dar suporte ao aprendizado da palestra foram entregues cartilhas sobre como evitar a proliferação do mosquito e o assunto será trabalhado durante todo pelos professores. Acreditamos que toda forma de alerta neste momento é válida e que os nossos alunos irão passar para frente os cuidados que devem ser tomados.

Salesiano Recife: alunos confecionam mosquitoeira

Diante do avanço do aedes aegypti e a proliferação de doenças como dengue, chikungunya e zika, estudiosos tem intensificado a buscado por alternativas que ajude a população a se defender dos perigos provocados pela picada desse mosquito. Foi de olho nisso, que nesta segunda-feira (22) o professor de Biologia das 1ªs do Ensino Médio (Salesiano Recife), Alexandre Roque, mobilizou os alunos em uma aula bem prática em que foram confeccionadas armadilhas contra o perigoso inseto. O objeto engana o mosquito e inibe o avanço de doenças provocadas por ele.
A mosquitérica é composta de uma garrafa cortada no meio, onde a parte do gargalo fica virada de cabeça para baixo dentro da outra. A garrafa fica com água até sair alguns centímetros do gargalo. O gargalo é vedado com um tecido fino, para que os ovos possam passar para baixo. Porém, quando as larvas se desenvolverem, elas não vão mais conseguir passar e ficarão presas. No fundo da garrafa pode-se colocar algum tipo alimento, tais como: arroz, alpiste, ração, etc. Por causa desses alimentos, surgirão bactérias, que são presas das larvas. 
Depois de pronta, os estudantes espalharam as mosquitoeiras em lugares estratégicos da escola, de preferência em locais frescos e sombreados, além de fazer uma campanha pelos corredores e na rua, com banners e entrega de panfletos (feitos por eles mesmo), que alertava a comunidade educativa e a população para o perigo desse mosquito.
Durante as aulas teóricas sobre o assunto, professor Roque alertou que, para saber se as larvas são de aedes aegypti, bastava usar uma lanterna. Se ao focar a luz da lanterna as larvas fugirem, ou seja, se demonstrassem um fotatactismo negativo, elas são larvas do aedes aegypti. E que assim que capturassem as larvas, bastava jogá-las na terra com a água no começo do seu desenvolvimento para matá-las.
Para Rodrigo Alexandro (1ª série B), a aula prática mostra a importância de conter o avanço do mosquito. “Para se prevenir contra essas doenças, é preicos conter o avanço do mosquito. Por isso esse projeto é tão importante”, alertou Rodrigo, estudante da 1ª série B. Para Luana Negromente, a mosquitoeira pode ser uma saída mais acessível para a população. “A mosquitoeira atrai o mosquito para que ponha os ovos em um local protegido, impedindo sua saída quando nascerem”, explicou a aluna da 1ª série B.
Criada e  patenteada com o nome mosquitoeira, por Antônio C. Gonçalves Pereira e Hermano César M. Jambo, a armadilha não obteve sucesso comercial, mas ganhou espaço em lares de todo o país após ser adaptada por professores da UFRJ.

Salesiano do Salvador

A pastoral do Colégio Salesiano do Salvador realizou no dia 23/02, pela manhã, mais um momento de sensibilização da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. A CFE deste ano traz como tema: "Casa comum, nossa responsabilidade", e nos convida a reflexão e ao cuidado com o ambiente em que vivemos. Dessa vez, quem participou do encontro foram os estudantes do Ensino Fundamental 2. Na oportunidade, a pastoral do colégio entregou a cada turma como gesto concreto, uma planta, que ficará sob a responsabilidade dos alunos. Houve também uma palestra com os agentes de Saúde do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador, que falaram sobre o Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da tríplice viral: dengue, zika vírus e chikungunya. Eles alertaram os estudantes sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito, através de pequenas ações no dia a dia, que resultarão na eliminação do mosquito e consequentemente na diminuição dos casos dessas doenças. Através da palestra e de vídeos os estudantes aprenderam os cuidados que devem tomar para combater o mosquito. Eles acompanharam de perto o mosquito em suas fases de vida: ovo, larva, pupa e mosquito adulto, através de amostras trazidas pelos agentes de saúde. Durante a semana a pastoral do colégio estará realizando esses momentos de sensibilização com todos os alunos da escola.
Já no dia 24/02, foi a vez dos estudantes do Ensino Médio participarem de uma palestra sobre o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A palestra foi conduzida por um agente do Centro de Controle de Zoonozes. Ele destacou que a prevenção é a principal forma de combate ao mosquito.

Fonte: Coordenação de Comunicação das Escolas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0