Pe. Nivaldo Pessinatti é novo inspetor dos Salesianos de Dom Bosco no nordeste

Foto: Gabriela Mariano
Foi realizada em Recife no ultimo dia 05 de janeiro, na Igreja São João Bosco, a posse do novo inspetor para a Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, P. Nivaldo Pessinatti.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo P. Natale Vitale, conselheiro regional do Cone Sul, representante do Reitor-Mor e foi realizada Estiveram presentes na Cerimonia P. Edson Castilho, inspetor de São Paulo e presidente da Cisbrasil (conferencia das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil); P. Orestes Fistarol, Inspetor de Belo Horizonte; P. Gildásio Mendes, inspetor de Campo Grande e P. Francisco Lima (P. Chicão), inspetor de Manaus. Também o arcebispo emérito de Maceió, Dom Edvaldo Amaral e o Bispo de Penedo, Dom Valério Breda, ambos salesianos, e as inspetoras das Filhas de Maria Auxiliadora Ir. Amélia Castro (Recife) e Ir. Ana Teresa Pinto (Rio de Janeiro) fizeram-se presentes, além de diversos salesianos da Inspetoria, membros representantes dos diversos grupos da Família Salesiana e de outras congregações religiosas.
No documento enviado pelo P. Angel Fernandez Artime, reitor-mor, estava o agradecimento a Diego Vanzetta pelos 6 anos de serviço como inspetor e palavras de ânimo e fraternidade ao empossado.

Ao final da celebração, muitos agradecimentos e mensagens. Coube ao P. Robson Barros, então vice-inspetor até 2015, em nome de todos salesianos do nordeste, despedir-se oficialmente do P. Diego Vanzetta, que no dia seguinte já partiria para sua nova obediência religiosa em Roma, na Italia, inicialmente pelos próximos 3 anos Ao final ressaltou: “Aqui é a sua casa”. Em seguida, fez a acolhida ao P. Pessinatti, relembrando sua ordenação presbiteral em São Paulo e a presença do mesmo. Na ocasião, alguns que não puderam se fazer presentes enviaram mensagens especiais, como Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru e Dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife. Dom Valério Breda,sdb,entregou a benção apostólica da Santa Sé.
Nomeado desde junho de 2015,  o Padre Pessinatti, que ficou emocionado em diversos smomentos da celebração, neste momento de comentário final agradeceu este períodos de 6 meses de “noviciado”, como ele denominou, onde pode ir conhecendo um pouco mais sua nova realidade e se desprendendo de tudo o que exercia. Num gesto de fraternidade, chamou o padre João Carlos e oficializou seu novo serviço de Vice-inspetor, e demostrou com um abraço e que ele o ajudará nesta nova missão. Também reforçou os pilares do sistema preventivo como essência da atuação do carisma e da vocação salesiana.

Encerrando a cerimônia, todos salesianos presentes foram chamados para receber das mãos do P. Natale e do novo inspetor as novas constituições salesianas. Depois da entrega todos salesianos se posicionaram no altar e ao redor dele e convidaram toda família salesiana a cantar com entusiasmo o hino a Dom Bosco.


Sobre Padre Nivaldo Luiz Pessinatti

Nasceu em 1951 em Araras (Maribondo), no estado de São Paulo, Brasil. Fez o Noviciado em Pindamonhangaba-SP, em 1967. Emitiu a Profissão Perpétua em 1975, em São Paulo, e foi ordenado Sacerdote 1977, em Araras, seguindo imediatamente para a Universiddade Pontifícia Salesiana, de Roma.
Foi multiforme a sua atividade ao longo do seu ministério de educação salesiana. Formado pela ‘Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras’, de Lorena-SP, Brasil, e UPS, de Roma, primeiro exerceu o magistério no Instituto de Filosofia e Pedagogia (Faculdade de Filosofia), de Lorena (SP). Depois foi Diretor nas Obras salesianas do São Joaquim, também em Lorena (SP) e do Liceu Coração de Jesus (Campos Elíseos), em São Paulo (SP), além de Vigário no Colégio Dom Bosco, de Brasília. De 2009 a 2013 foi o Diretor-Executivo da CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil).
Para a Inspetoria do Brasil-São Paulo foi por nove anos Conselheiro, Vigário inspetorial (1988-1994) e Inspetor (1999-2005). Colaborou para o início da Rede Salesiana de Ação Social (RESAS) e da Rede Salesiana Brasil; atualmente desempenha o encargo de Diretor-Executivo da Rede Salesiana das Escolas (RSE).
Doutor em Comunicação Social, é também foi o Diretor da edição brasileira do Boletim Salesiano até dezembro de 2015.

Jakeline Lira

Com informações da ANS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0