Jaboatão: aberta a porta santa na Basílica Salesiana da Colônia


Simbolizando a acolhida misericordiosa da Igreja ao povo,  no ultimo dia 13 de de dezembro foi realizada a abertura da Porta Santa da Basílica de São João em Latrão e nas catedrais de todo mundo. Na Arquidiocese de Olinda e Recife a solenidade se deu na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo (Catedral da Sé), em Olinda. No entanto, a arquidiocese estabeleceu, junto com os vigários episcopais, um lugar em cada uma das oito regiões episcopais para que seja celebrado o Ano da Misericórdia. Em cada um desses locais, os fiéis poderão participar da abertura da Porta Santa, viver a graça do jubileu e obter a indulgência. Um grande presente para este santuário que completou no último dia 05 de dezembro 100 anos de sua consagração. 

Dentre os lugares escolhidos, pelo Vicariato Vitória, está a Basílica salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Colônia Salesiana, em Jaboatão. A cerimônia  integrou o novenário da Festa de Santo Amaro, aconteceu no último domingo, dia 10 de janeiro, quando passou a ser considerada uma das Igrejas jubilares. O ato começou O Inspetor salesiano para o nordeste, P. Pessinatti, participou da celebração.  

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia iniciou oficialmente no dia 8 de dezembro, durante a  Solenidade da Imaculada Conceição segue até o dia 20 de novembro de 2016. Segundo a carta do Papa Francisco ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, “para viver e obter a indulgência os fiéis são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta Santa, aberta em cada catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo bispo diocesano, e nas quatro Basílicas Papais, em Roma, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão”. Além da Porta da Misericórdia escolhida pela diocese, os Ordinários diocesanos podem dispor a abertura de outras Portas da Misericórdia também junto aos Santuários de particular importância, frequentados pelos fieis na respectiva diocese, como foi o caso da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.


Jakeline Lira, com informações: CNBB e Arquidiocese de Olinda e Recife


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0