Natal: Centro Educacional Dom Bosco unido pelo fim da violência contra a mulher




O Centro Educacional Dom Bosco,  localizado em Gramoré, periferia da zona norte de Natal, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou durante todo o dia  26 de novembro, uma Ação Social vinculada à Campanha  “Natal Unida Pelo Fim da Violência Contra a Mulher em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher”. Promovida em 159 países, incluindo o Brasil, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” tem como objetivo prevenir, combater e discutir a desigualdade de gênero e a violação do direito das mulheres.

Dentre as atividades,  destacou-se a palestra “Prevenção e Combate a violência contra a mulher” com a presença da delegada da Delegacia Especializada de Atenção as Mulheres da Zona Norte, representantes do Centro de Referencia Mulher Cidadã  e Centro Publico de Emprego Trabalho e Renda, incluindo psicólogos e assistentes sociais. O momento contou com 170 participantes.
Também foram realizadas diversas outras ações de orientação à comunidade em relação ao Cadastro em benefícios sociais e de cuidado com a saúde, como por exemplo inscrição no Projeto ‘Mãos Que Constroem’, que qualificará mais de 700 mulheres  em cursos na área da construção civil, a ser realizado pela Prefeitura de Natal em 2014.
A promoção da auto-estima e da alegria também não ficaram de fora. Alunas do curso Curso de Manicure e Auxiliar de Cabeleireiro, do PRONATEC/SENAC/SEMTAS, ofereceram manicure e escovação no cabelo às participantes. Além disso, ginástica laboral, sorteio de brindes e apresentações culturais, feitas pelas crianças e adolescentes assistidos  pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/PETI, do próprio Centro Educacional Dom Bosco, completaram o dia de sensibilização para esta necessidade tão urgente da sociedade.


Sobre o tema e a data

A violencia contra mulheres e meninas é uma das violações dos Direitos humanas mais generalizadas. Segundo um estudio mundial da OMS, realizado em 2013, 35% das mulheres de todo mundo já sofreram violência física e/ou sexual. Contudo, alguns estudos de nações específicas demonstram que 70% das mulheres já experiementaram violência física e/ou sexual por parte de seus companheiros durante sua vida.
No Brasil, por exemplo, dados de um estudo "Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil", doInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em setembro, o Brasil registrou, entre 2009 e 2011, 16,9 mil feminicídios (nome que se dá à morte de mulheres decorrentes de conflito de gênero, crimes geralmente cometidos por parceiros íntimos ou ex-parceiros das vítimas).
Para gerar consciencia e inspirar ações que eliminem a esta ferida mundial, a Organizaçã odas Nações Unidas (ONU) celebrou no último dia 25 de novembro o Dia Mundial para eliminação da Violência contra as mulheres. A data foi escolhida devido ao brutal assassinato, em 1960, de três irmãs às irmãs – Maria Teresa, Pátria e Minerva – conhecidas como "Las Mariposas", ativistas políticas da República Dominicana.
Além da data (25/11), os 16 dias seguintes são “dias de ativisto contra a violência de Gênero”, que finalizarã oproximo dia 10 de dezembro, quando é celebrado Dia dos Direitos Humanos.  Neste período, diversas associações e pessoas promovem mobilizações para chamar atenção sobre a necessidade urgente do fim da violência contra as mulheres e meninas, como foi o da prefeitura de Natal em parceria com nosso Centro Educacional Dom Bosco.
Como parte do tema de este año “Pintemos o mundo de laranja em 16 Dias”, A ONU através da campanha UNETE, convidou todos a vestirem a cor laranja e pediu para que todas postagens relacionadas com a campanha e à temática utilizasse  as hashtags #16days e #orangeurworld 


Jakeline Lira
Informações: Ivanise Laurentino / Onu Mujeres 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0