Natal // Novos espaços de aprendizagem são destaque no III Seminário de Educadores

Os colégios Salesianos São José e Dom Bosco estão promovendo no período de 29 a 31 de agosto o III Seminário de Educadores Salesianos do Rio Grande do Norte. Com o tema “Um olhar crítico às práticas educativas na perspectiva das novas tecnologias”, o evento reúne gestores, equipes pedagógicas e professores de casas salesianas do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Bahia.
Na noite de abertura Padre Mauro, diretor dos Salesianos anfitriões, destacou a necessidade do encontro de respostas para enfrentar os novos desafios da educação. “Estejamos preparados e convictos da nossa grande missão de educar e evangelizar”, ressaltou.
A acolhida festiva e o momento oracional, tradicionais nas Casas Salesianas, iniciaram as atividades do evento. A arte da representação também se fez presente na noite com a encenação da peça teatral com elenco composto por educadores do Salesiano Parnamirim cujo tema era “Aprender a estar de acordo”, do roteirista Borges Potiguar.
A conferência inicial foi realizada pela conferencista Katia Smole, doutora em educação e

assessora da área de educação da Rede Salesiana de Escolas. Com o tema “Aprender mais e melhor: em busca de novas conexões”, Katia pontuou o sentido de aprender e apresentou conceitos sobre as novas tecnologias que ampliam espaços e tempos de aprendizagem, enfatizando na questão dos novos ambientes de aprendizado que superam os modelos tradicionais de ensino. “É preciso usar a tecnologia a nosso favor”, observou.
O objetivo do evento é favorecer a formação continuada dos educadores, refletir sobre os paradigmas educacionais do passado e do presente, além de divulgar linhas de estudo e pesquisa que contribuam para o ensino.

Dom Bosco é inspiração

Em seu segundo dia, o III Seminário de Educadores do Rio Grande do Norte apresentou duas conferências com especialistas da área de educação. Para iniciar as atividades, a acolhida e o momento oracional foram realizadas pelo Serviço de Orientação Religiosa do Salesiano Dom Bosco, onde o evento foi realizado. A abertura contou, ainda, com aapresentação cultural "O tempo" organizada pelo Departamento de Arte e Cultura do Salesiano São José. 

Padre João Carlos Ribeiro, educador Salesiano e diretor do Colégio Salesiano do Recife, apresentou a conferência “A comunicação educativa de Dom Bosco”, destacando as inspirações do santo para uma nova educação. A comunidade educativa, o protagonismo juvenil, a educação integral, a parceria social e a espiritualidade foram os aspectos abordados pelo conferencista. “Olhando as raízes da educação salesiana, enxergamos em Dom Bosco mais do que ações e soluções. É possível entrever muito de suas inspirações para basilar as nossas ações pedagógicas atuais, estimulando a um novo modo de fazer educação com entusiasmo, criatividade e ousadia”, pontuou Padre João Carlos.

A segunda educadora do dia foi Rouseane Paula, doutora em educação pela UFRN. Ela abordou o tema “Mediação da aprendizagem. Desafios e possibilidades para o educador” e refletiu com os presentes sobre como a aprendizagem representa algo que compartilha significados e sentidos para educador e educando, professor e aprendiz.


Encerrando a noite do segundo dia de evento, aconteceu o show de Padre João Carlos e banda, apresentando os sucessos do CD “Quem me tocou”.
O terceiro, e último, dia do III Seminário de Educadores do RN foi marcado pelas oficinas educativas em áreas diversas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0